quinta-feira, 25 de abril de 2013

Mídias na Educação - Relatos de pesquisa e formação
O uso do vídeo, TV e projetor multimídia na EJA


Mirla Gonçalves Franco de Azevedo Sizinando*

Meu trabalho foi um estudo sobre a utilização do vídeo, televisão e projetor multimídia como facilitadores na aprendizagem para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujo objetivo foi refletir sobre o uso dessas mídias como facilitadores de aprendizagem para essa parcela de estudantes. Depois das análises dos dados obtidos, concluiu-se que, quando as mídias são usadas em contexto produtivo, com metas e objetivos bem definidos, elas desempenham um papel de destaque no despertar de uma aprendizagem significativa, portanto são facilitadores de aprendizagem para alunos da EJA.

Esta pesquisa deverá ter um desdobramento, uma vez que tenho a intenção de mostrar os resultados alcançados na escola na qual realizei a pesquisa, mostrando a todos a importância e necessidade do uso das tecnologias na EJA. E quem sabe dar prosseguimento ao estudo em um curso de mestrado.

No decorrer do trabalho, encontrei muitas dificuldades, principalmente a falta de tempo, pois trabalhar dois períodos e encontrar tempo para o estudo que é necessário para a realização dessa pesquisa foi complicado, no entanto, as dificuldades foram superadas pela motivação e persistência e, também, pelo apoio que recebi de minha orientadora Márcia Duarte Carvalho, que me auxiliou nos momentos difíceis.

Devo ressaltar que essa pesquisa foi muito importante para o meu crescimento profissional, pois contribuiu muito na minha prática pedagógica. Depois do trabalho tenho outra visão e relação com as mídias na educação.

Como conselho para quem estiver percorrendo os caminhos que percorri, sugiro primeiramente muito amor no que estiver fazendo, acompanhado de muita dedicação e empenho. Com fé e paciência, o trabalho valerá a pena, pois os resultados alcançados realmente mudam nossas vidas.


* Orientada pela professora especialista Márcia Duarte, a autora do texto realizou a monografia A utilização do vídeo, televisão e projetor multimídia como facilitadores na aprendizagem de alunos da EJA, defendida no dia 20 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário