sábado, 25 de agosto de 2012

Mídias na Educação - Relatos de pesquisa e formação
Informática no apoio à leitura e escrita


Neide de Fátima Carlota Paulino*

A intenção em trabalhar a informática no auxílio da leitura e escrita dos alunos das séries iniciais surgiu diante das dificuldades em manter o interesse dos alunos desestimulados pela aprendizagem. Aproveitando os recursos que a escola oferece na sala de informática, juntamente com a monitora, busquei alternativas metodológicas que favorecessem a alfabetização com o apoio do computador, mostrando aos pais e colegas professores que o uso do computador de maneira adequada oportuniza o desenvolvimento, desperta o interesse das crianças, para a construção do conhecimento.

Primeiramente observei, através de avaliação diagnóstica, quais eram as maiores dificuldades dos alunos, em um segundo momento, organizei o plano de ensino e selecionei conteúdos de acordo com as dificuldades da classe.

Pesquisei muito sobre o referencial teórico e realizei a pesquisa de campo com perguntas simples para os alunos.

Sempre acreditei na capacidade do aluno em aprender, e que perante o computador os alunos aprendem com mais facilidade, são curiosos, investigam, criam e constroem seu próprio conhecimento. Desse modo, o computador possibilita uma aprendizagem lúdica de forma significativa.

No decorrer do desenvolvimento do trabalho, desde o projeto de pesquisa até a monografia, houve momentos de dificuldades e incertezas, pensei em desistir por falta de conhecimento das normas, pelo motivo de tempo e da distância da minha cidade (Monte Aprazível) até São Paulo. Porém, tive incentivo por parte da orientação, passei pela qualificação e cheguei até a defesa.

Restam alguns anos até me aposentar e pretendo continuar esse trabalho de alfabetização diante do computador, isto já está acontecendo neste ano em todas as séries (1º a 5º ano) da escola Raul Vieira Luz.

Eu e minhas colegas não tínhamos habilidades perante o computador, então procuramos nos inteirar pelo menos das noções básicas necessárias no dia a dia, utilizamos da informática para preparar todas nossas aulas. Os alunos esperam com expectativa o momento das aulas, com isso a escola só tem a ganhar.

Sei que ainda tenho muito a aprender, mas tudo o que sei sobre a informática na educação são conhecimentos adquiridos no decorrer deste curso (Mídias na Educação). A realização do trabalho de monografia foi muito rica em aprendizagem, pena que nem todas as pessoas que começam conseguem terminar, assim, em minha cidade, começamos (desde a extensão) em vinte e somente eu terminei a especialização. Por essa parte, me sinto vencedora e que todo esforço foi muito válido.


A professora Neide desenvolveu sua monografia (“Estudo da Informática como contributo no auxílio da leitura e escrita dos alunos das séries iniciais da Escola Municipal Raul Vieira Luz”), orientada pelo professor mestre Marcellus William Janes, analisando possibilidades de uso da informática na alfabetização em séries iniciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário