sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Mídias na Educação - Relatos de pesquisa e formação
Twitter e Educomunicação


Patrícia Lopes*

Ingressei no Mídias em 2006 e em 2011 comecei a escrever a monografia. O tema escolhido por mim tinha relação com a prática pedagógica e a educomunicação.

O mais difícil foi refletir sobre a própria prática, analisar o projeto como pesquisadora e fundamentá-lo para realizar o estudo de caso com linguajar acadêmico.

Escolhido o problema: “Verificar se o uso da Rede Social Twitter auxiliou o trabalho pedagógico” (num projeto didático realizado), houve um processo de investigação visando analisar a questão da socialização e os avanços no processo de ensino-aprendizagem.

Ao longo da orientação percebi que ampliei minha visão quanto à reflexão da prática, antes, durante e após o processo, mantendo uma construção acadêmica constante através de muita leitura. A comunicação contínua com minha orientadora foi essencial para nortear e desenvolver a monografia.

O Mídias contribuiu muito para o meu crescimento profissional e pessoal, minha prática está mais condizente com as questões metodológicas, pois consigo associar e aplicar formas de trabalho embasando-me nas teorias estudadas, fazendo adequações sobre como determinada prática condiz com a situação desenvolvida de maneira reflexiva.

Hoje posso afirmar que tenho outra postura, porque consigo perceber claramente que a realização do meu trabalho monográfico continua me proporcionando estímulo para continuar buscando novos estudos e avançar nos métodos de pesquisa.


* A professsora Patrícia Lopes, em sua monografia (“Educomunicação em 140 caracteres: análise do uso da rede social Twitter por alunos e professores da SME/SP”), orientada pela professora mestre Maria Salete Prado Soares, buscou avaliar um trabalho pedagógico, derivado de sua prática, com o uso de rede social, no desenvolvimento de sua investigação. Este tipo de pesquisa exemplifica como um projeto didático pode ser submetido a um escrutínio reflexivo que sustente um estudo monográfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário