segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Mídias na Educação - Relatos de pesquisa e formação
Um novo olhar na prática pedagógica


Claudia Patricia Costa Facco*

Há aproximadamente cinco anos fui convidada a participar do curso de Mídias na Educação pela direção da escola onde trabalhava (Vista Alegre do Alto - SP). Até então não tinha ideia sobre o assunto a ser desenvolvido nesse processo de aprendizagem, pois não conhecia a área de Educomunicação. O desconhecido provocou-me e diante da curiosidade resolvi inscrever-me. O fato de o curso ser oferecido on-line pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo motivou-me ainda mais, pois sabia que acrescentaria muito à minha docência.

Durante o processo de estudo dos módulos, todos muito interessantes, verifiquei o quanto os alunos de Jaboticabal necessitavam de uma educação transformadora, a qual o sujeito é o protagonista no caminho que leva ao conhecimento.

A dúvida sobre qual linha de pesquisa atuar tornou-se algo inevitável diante dos intrigantes temas propostos. Contudo decidi investigar sobre a Prática pedagógica e Educomunicação devido a presente carência existente no município de Jaboticabal relacionada à exploração das mídias no ambiente escolar por parte dos educandos e educadores.

Assim, o trabalho “TICs: Um Novo Olhar na Prática Pedagógica” apresentou uma visão da relação dos professores do Ensino Fundamental I com as TICs se desenvolvem na escola pública municipal de Jaboticabal-SP a partir da proposta dos PCNs de utilizar as diferentes linguagens tecnológicas como forma de comunicar, expressar ideias e interagir com as diversas fontes de recursos tecnológicos.

A pesquisa privilegiou a análise quantitativa de dados em que se empregou a técnica Survey e Grupo Focal. Os resultados apontaram que existem desafios a serem superados, tais como integração das mídias no espaço escolar e capacitação dos educadores para atuarem como mediadores.

A partir da pesquisa realizada, pretendo dar um passo a mais na área de Educomunicação em busca do curso de mestrado, para que a mesma possa colaborar com o processo de informação e comunicação na educação. Além disso, conscientizar os dirigentes do município sobre a importância da inserção das TICs na realidade local, para que os educandos possam ter um ensino de qualidade.

O trabalho realizado foi árduo, porém muito enriquecedor, a única dificuldade a ser superada diz respeito às normas estabelecidas para formatação. Tive dificuldades em encontrar um profissional hábil para realizar a revisão, anterior à entrega do trabalho, até que fiquei sabendo que o trabalho poderia ser revisado por um bibliotecário da USP.

O curso Mídias na Educação tanto quanto o trabalho monográfico contribuíram muito para minha prática pedagógica com relação à forma de encarar as dificuldades existentes na aprendizagem e abriu caminhos para que eu pudesse visualizar as maneiras possíveis de colaborar para transformar a realidade através da utilização dos recursos presentes no ambiente escolar que levam à construção do conhecimento. Foi realmente gratificante poder integrar esse curso que colaborou significativamente para o desenvolvimento dos meus conhecimentos nessa área da educação.

Aconselho a quem realiza a monografia que leia muito sobre o assunto a ser pesquisado, dedique boa parte do tempo ao estudo; esteja sempre pronto para realizar as correções; procure respostas para as dúvidas, nunca desista.

Agradeço a paciência e a boa vontade dos profissionais envolvidos nesse processo educomunicativo.



* A professora Claudia Facco realizou a monografia “TICs: Um Novo Olhar na Prática Pedagógica” (orientada pela Profa. Me. Maria Salete Prado Soares), defendida em 16 de junho deste ano, e no texto acima reflete sobre o processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário