domingo, 26 de agosto de 2012

Mídias na Educação
Quinto dia das defesas - 2012



O dia 25 de agosto, este último sábado, ficará marcado na trajetória do curso Mídias na Educação em São Paulo como um dia de muita emoção. Afinal, foram defendidas 34 monografias de cursistas de diferentes cidades. A jornada encerrou as duas primeiras ofertas. A partir de outubro começarão as defesas que finalizarão a terceira oferta.

As defesas deste sábado, como nas últimas ocasiões, ocorreram no prédio principal da Escola de Comunicações e Artes da USP, envolvendo avaliadores de diferentes instituições, de modo a favorecer debates qualificados.

O que se busca assegurar, sempre, é o crescimento do grupo formador e de seus formandos, em prol de reflexões que possam integrar as mídias ao universo da educação de um modo significativo. Isto se dá pelo aprofundamento profissional que os estudos e a monografia devem garantir, constituindo, porém, um estágio que se completa nas práticas efetivas de todos nós e nos desdobramentos que o curso possibilite (novos estudos, pesquisas, etc.).

Numa perspectiva de avaliação ampla dos processos, durante esse sábado foi realizado mais um grupo de discussão com cursistas, tendo o fim de colher impressões, críticas e sugestões de professores que participaram do curso. Esperamos, a partir da análise do material dos grupos, compreender onde o curso atendeu às expectativas e em quais aspectos deve avançar. Agradecemos vivamente aos que puderam comparecer e contribuir com suas observações.

Na abertura da jornada, o professor Ismar de Oliveira Soares, da USP, falou sobre a importância de pensarmos na comunicação na perspectiva educomunicativa, indo além do foco nas tecnologias, para enfatizar o aperfeiçoamento de relações democráticas e dialógicas na educação.

Esperamos que isso ocorra no próprio Mídias na Educação, e é por isso que se busca ouvir a voz dos formandos, de modo a que possamos tornar a formação mais sólida e adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário