Ontem, ocorreu o terceiro dia de defesas do curso Mídias na Educação, de São Paulo, no fechamento das três primeiras ofertas. Foram apresentados e discutidos 23 trabalhos monográficos. Mais dois dias (18 e 25 de agosto) concluirão essa etapa do curso. Acima, você pode ver imagens do dia 28 de julho.
Neste momento, em particular no contexto das defesas, é interessante lembrar o que diz Riobaldo:
O senhor... Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou. Isso que me alegra, montão.” (ROSA, Guimarães. Grande sertão: veredas, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006, p. 23) |
Em outras palavras, os trabalhos aprovados até aqui, de uma maneira ou de outra, são sempre “inacabados”, pois essa incompletude é própria da vida. No entanto, perceber onde os discursos “afinam ou desafinam” faz com que a jornada de continuidade de estudos seja facilitada, bem como – e tão importante quanto – pode dar sentido aperfeiçoado a práticas que a pesquisa pedagógica incite.
Falando em continuidades e desdobramentos do curso, vale notar, como lembrou o professor Ismar de Oliveira Soares, coordenador geral da oferta São Paulo, durante a abertura dos trabalhos do último sábado, que o IV Encontro Brasileiro de Educomunicação pode ser um momento para comunicar o estudo realizado.
Ainda durante a abertura, o professor Ismar lembrou a trajetória de formações desenvolvidas pelo Núcleo de Comunicação e Educação da USP, em diferentes projetos (Educom.Rádio, Educom.TV, etc.), e a importância das mesmas para divulgar e consolidar a proposta educomunicativa.
Caso se deseje baixar alguma das fotos acima, basta ir ao álbum, no seguinte link.
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