terça-feira, 12 de junho de 2012

Resenha
Sujeitos, espaços e meio ambiente: redes virtuais

Carmen Gattás*

O terceiro fascículo da Coleção Ensinar e Aprender do Programa Aceleração da Aprendizagem – Sujeitos, espaços e meio ambiente: redes virtuais apresenta propostas para que se trabalhe a partir de uma abordagem que relacione cultura digital e Ciências Humanas. O objetivo deste fascículo é navegar por meio das redes virtuais pesquisando temas de História e Geografia, onde o sujeito possa relacionar-se aos processos históricos de ocupação e exploração dos espaços na busca de melhorias da qualidade de vida.

O fascículo apresenta-se organizado em duas partes: Para Entender, que busca informar sobre os conceitos e Na Prática que busca desenvolver atividades. Tendo em vista que a cultura atual nos coloca mergulhados no mundo digital associando informações e procedimentos disponíveis na internet, toma-se como pressuposto que esta condição provoca mudanças no modo de pensar, nas sensações de tempo e espaço, nos relacionamentos interpessoais e pode ainda estimular a inserção social, econômica e política da população de diferentes partes do mundo.

Desta forma, sendo o acesso às informações abundante, é fundamental que se aprenda e se ensine os procedimentos de pesquisa a partir dos sites de busca na Internet. Porém é importante considerar que não se trabalhe somente com a grande quantidade de informações trazidas pelas tecnologias digitais, mas que também sejam pensadas as relações sociais e culturais por elas produzidas. Pois, conforme indicam os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (BRASIL, 1998, p. 22), para que os jovens possam transformar as informações obtidas em conhecimento, de forma ativa e protagonista, é necessário que aprendam não só a trabalhar com a linguagem dos computadores, mas que também consigam relacionar as tecnologias da informação com as práticas sociais e culturais.

Para que isso aconteça será importante que a pesquisa tenha um planejamento, definindo-se claramente objetivos e finalidades, que sejam sistematizadas, interpretadas e analisadas criticamente. A este exemplo, o estudo da Geografia, História, Sociologia e Filosofia quando abordadas de forma disciplinar ou interdisciplinar, podem explorar criticamente os aspectos locais e globais que se mesclam na contemporaneidade, criando espaço para a reflexão por meio das tecnologias digitais, de forma que os alunos transformem informações obtidas em conhecimento.

“Mais do que se comunicar, a conexão dos sujeitos e dos grupos sociais mediada pela Internet possibilita potencializar práticas sociais e também produzir novas, transformar as práticas sociais e individuais existentes. Por isso, é importante que estas práticas sociais mediadas pelas ferramentas virtuais (portais, sites, blogs, redes sociais, etc.) participem do processo educativo” (Recuero, Raquel, “Redes Sociais na Internet”, Porto Alegre, Sulina, 2009). Com a preocupação em desenvolver a consciência ecológica dos alunos, buscou-se promover a formação de um sujeito consciente de seu papel na sociedade, propondo o desafio de conhecer os problemas causados na natureza decorrentes da exploração de seus recursos, possibilitando um estudo sobre as fontes naturais de água, a origem das fontes de energia elétrica, o destino dos resíduos, contribuindo para provocar mudanças de comportamentos e atitudes nos alunos, em relação ao consumo sustentável, bem como a economia de energia ou de água para que possam contribuir para manter o equilíbrio ambiental.

O resultado desse processo levará os alunos a observarem, de forma crítica, o seu contexto social referente às questões ambientais, sugerindo uma prática cidadã capaz de transitar pelo mundo da cultura digital de forma ativa e responsável.



* Doutoranda em Ciência da Comunicação (PPGCOM/USP), Orientadora do Curso a distância "Mídias na Educação" (MEC/SP) e Assessora na área de estágios da Licenciatura em Educomunicação (ECA/USP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário