quarta-feira, 27 de junho de 2012

Recursos para professores
A Vida de Leonardo da Vinci



Produção da rede de TV italiana RAI premiada com o Globo de Ouro, A Vida de Leonardo da Vinci (1971) é uma minissérie, dirigida por Renato Castellani, que fornece muitas informações não apenas sobre esse artista e inventor, mas também sobre o contexto do Renascimento europeu. A segunda parte da série pode ser vista nesse link.

No todo são mais de cinco horas de produção, o que coloca a questão da dificuldade de professores utilizarem, no todo, em suas aulas, esse vídeo, assim como outros de maior tamanho. É claro, os professores podem mostrar só trechos ou indicar que um fragmento seja visto, antes de uma aula. Neste caso, uma estratégia interessante pode ser o informe aos alunos do link do filme com o trecho inicial já assinalado. Quer dizer, o vídeo irá direto para determinado ponto.

Para fazer isso, deve-se, após clicar no botão "Compartilhar", abaixo do tocador do YouTube, clicar em "Opções", como se mostra abaixo.

Depois, é necessário apenas anotar o tempo no qual o filme deve começar (vide abaixo). Com isso, o link gerado ou o tocador para embutir possuirão essa característica.

+ Reportagem sobre a deterioração do mais famoso autorretrato de Leonardo da Vinci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário