terça-feira, 5 de junho de 2012

COL e UNESCO lançam pesquisa sobre REAs nas políticas governamentais


Preparado para o World OER Congress de 2012, o trabalho Survey on Governments’ Open Educational Resources (OER) Policies (Levantamento sobre políticas governamentais de Recursos Educacionais Abertos - REA), produto de parceria entre a Commonwealth of Learning (COL) e UNESCO, faz um mapeamento sobre o assunto.

A respeito do Brasil, o documento nota que há:

uma série de iniciativas REA:
  • O Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) armazena os objetos de acesso aberto produzidos pelo Ministério e por parceiros em todo o mundo. A maioria deles são liberados sob licenças Creative Commons.
  • O Portal do Professor permite aos professores criar e sugerir conteúdos que podem ser livremente acessados e distribuídos. Existem incentivos para que o conteúdo seja reproduzido por outros professores e republicado no portal como o novo conteúdo.
  • A TV Escola cria e licencia material multimídia livre e aberto dirigido a professores e alunos, embora não seja possível editar esses materiais.
  • O Condigital centra-se na produção de conteúdos digitais para as escolas secundárias. O conteúdo é licenciado sob a Creative Commons como exigido pelo Edital, que permite tradução, edição e distribuição. O Ministério tem uma política de distribuição que beneficia ambos os sistemas privado e público com o conteúdo sendo armazenado em plataformas abertas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário