Fonte: WikiCommons |
Figura importante dentre os renovadores da educação no século passado, Maria Montessori possui também um volume dedicado a ela, disponível on-line, na Coleção Educadores do MEC. (Outros livros desta coleção podem ser vistos na aba Publicações.)
O volume possui uma introdução crítico-biográfica, de Hermann Röhrs -- da qual você pode ler trechos, a partir do "Leia Mais" -- e também um estudo de Danilo Di Manno de Almeida e Maria Leila Alves, que aborda a influência de Montessori na educação brasileira, além de textos da própria Maria Montessori.
Maria Montessori é a figura de proa do movimento da nova educação. Existem poucos exemplos de tal empreitada visando instaurar um conjunto de preceitos educativos de alcance universal, e muito raros são os que exerceram uma influência tão poderosa e tão vasta nesse domínio. [...] Não é fácil definir a posição de Montessori com relação aos outros adeptos da nova educação. Contrariamente à maioria, ela era muito influenciada por Rousseau. Várias passagens de seus livros parecem variações sobre temas de Rousseau, e sua crítica do mundo dos adultos que, a seus olhos, não levavam em conta as crianças, lembra igualmente a atitude de Rousseau. É ainda influenciada por Rousseau que ela combatia as amas de leite, as correias, as armações, as cintas protetoras e os andadores utilizados para ensinar as crianças a andar muito cedo, chegando à seguinte conclusão: 'Importa deixar a natureza agir o mais livremente possível, e assim, mais a criança será livre no seu desenvolvimento, mais rapidamente e mais perfeitamente atingira suas formas e suas funções superiores'. [...] O conceito fundamental que sustenta a obra pedagógica de Montessori é que as crianças necessitam de um ambiente apropriado onde possam viver e aprender. A característica fundamental de seu programa pedagógico é que ele dá igual importância ao desenvolvimento interno e ao desenvolvimento externo, organizados de forma a se complementarem. [...] Montessori foi uma das primeiras a tentar fundar uma verdadeira ciência da educação. Sua abordagem consistiu em instaurar a 'ciência da observação' (Montessori, 1976, p. 125). Exigia dos educadores e de todos os participantes do processo educativo que recebessem uma formação nesses métodos, e que o próprio processo educativo se desenvolvesse em um quadro permitindo controle e verificação científica. [...] Maria Montessori não apenas pôs em prática um método sistemático de desenvolvimento das faculdades perceptivas como também elaborou uma teoria da percepção que tem muitos pontos em comum com a abordagem de Pestalozzi. Assim, no que diz respeito ao material didático, ela notou que não é necessário que 'a atenção das crianças seja retida por objetos quando começa o delicado fenômeno da abstração' (Montessori, 1976, p. 80). Ela queria que seu material didático fosse concebido de forma a permitir a situação concreta e imediata e a favorecer a abstração. [...] Um dos conceitos de base do sistema educativo de Maria Montessori é a 'atividade independente'. 'Um indivíduo é o que é, não por causa dos professores que ele teve, mas pelo que realizou, ele mesmo'. Em outro contexto, chegou até mesmo a introduzir a ideia de 'autocriação', que aplicava não somente à percepção sensorial e ao intelecto, mas também à coordenação de todos os aspectos humanos do desenvolvimento da personalidade. Esse processo somente pode ser bem sucedido se desenvolvido na liberdade, a qual entende-se, anda junto com a disciplina e a responsabilidade. [...] As crianças são desde o nascimento naturalmente abertas ao mundo. Por isso, elas correm constantemente o risco de se perder, diferentemente dos animais que têm um estoque de reações instintivas que lhes garante um desenvolvimento apropriado; por outro lado, os animais não são livres porque a liberdade não é um estado natural, mas uma condição a ser conquistada. 'O homem, diferentemente dos animais, não têm movimentos coordenados fixos; deve construir tudo sozinho' (Montessori, 1972, p. 67). Sob esse aspecto, podemos encontrar certa analogia entre as ideias de Maria Montessori e a antropologia moderna. [...] Para ela, a educação do 'homem novo' devia começar com a criança, que carrega o gérmen. Tão grandes eram as suas esperanças que ela estava convencida de que aí estava o caminho da salvação. [...] Ela quis exercer sobre o mundo certa influência combinando harmoniosamente a teoria e a prática; procurou na prática a confirmação de suas teorias e elaborou sua prática em conformidade com os princípios científicos, atingindo assim a perfeição: essa é a razão do sucesso reconhecido das concepções educativas de Maria Montessori.” (Hermann Röhrs) |
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