domingo, 27 de maio de 2012

Bibliografia on-line
Temas transversais, Mídias e Educação

Referências sobre as Mídias na Educação e os Temas Transversais.

ACIOLI, Alexandre de Souza. Literatura popular como ferramenta para a educação ambiental. Rev. Brasileira de Educação Ambiental, Vol. 5, No 1, p. 76-83, 2010.

ALBERGUINI, Audre Cristina. Mídia e Educação Ambiental: Projeto Semear, Colégio Ave Maria – Campinas (1998-2001). Dissertação de mestrado em Comunicação, São Bernardo do Campo, UMESP, 2002.

ALMEIDA, Fabiana Cezário de. Os livros didáticos de matemática para o ensino fundamental e os temas transversais: realidade ou utopia? Dissertação de mestrado em Educação para a Ciência, Bauru (SP), UNESP, 2007.

AZEVEDO, Maria Verônica Rezende de. Telejornalismo e educação para a cidadania, uma experiência de educomunicação. XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Belo Horizonte-MG, setembro de 2003.

BAHIA, José Péricles Diniz; BOAVENTURA, Edivaldo Machado. Jornal na escola: estratégias de uso para a construção de cidadania. Revista FACED, No 11, p. 171-187, jan/jun. 2007.

BARBOSA, Sílvio Henrique Vieira. Cidadania: a educação que passa pela TV brasileira. Tese de doutorado em Comunicação, São Paulo, USP, 2005.

BARROS, Miriam da Rocha. Jornal como proposta de educação para a cidadania. Comunicação & Educação, Vol. 7, No 19, P. 100-102, 2000.

BARROS, Zelinda. À distância revelando o "outro": a educação a distância (EAD) e o ensino de História e Cultura afro-brasileiras. Interdisciplinar, Ano 5, v. 10, n. especial, p. 85-105, 2010.

BASSO, Idavania Maria de Souza. Mídia e educação de surdos: transformações reais ou uma nova utopia? Ponto de Vista, n. 5, p. 113-128, 2003.

BONOMO, Giselle Castilho Hilário. A função social do jornal impresso na escola como recurso pedagógico de apoio ao exercício da cidadania. Dissertação de mestrado em Comunicação, Bauru, UNESP, 2007.

CACHEADO, Eneida M. M. A Educomunicação como estratégia de promoção dos direitos de crianças e adolescentes no Amazonas. Dissertação de mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia, UFAM, 2007. 

CALDAS, Maria das Graças Conde. Leitura crítica da mídia: educação para a cidadania. 1º Seminário Nacional “O Professor e a Leitura do Jornal”, Campinas, UNICAMP, 2002. Disponível em

CAMPOS, Tarciana de Queiroz Mendes; PINHEIRO, Paulo Júnior Silva. Comunicação como exercício de cidadania: um estudo comparativo de experiências no Brasil e em Portugal. Observatorio (OBS*) Journal, vol.5, nº4, p. 187-204, 2011.

COELHO, Aline Martins. Telenovela como instrumento de discussão sobre direito de cidadania: potencialidades e limites. Dissertação de mestrado em Educação, UnB, 2009. 

CORDEIRO, Lilyane Ramalho. Limites e Possibilidades das Histórias em Quadrinhos como mediadora de Educação Ambiental. Monografia de especialização em Ensino de Ciências, Rio de Janeiro, UERJ, 2006.

CRUZ, Maria Helena Ferreira Pastor; MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. A televisão e o rádio como instrumentos mediadores na educação ambiental. Experiências em Ensino de Ciências, V. 5, n. 2, p. 29-44, 2010.

CRUZ, Maria Helena Ferreira Pastor. A televisão e o rádio como instrumentos de Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Dissertação de mestrado em Educação, Alagoas, UFAL, 2009.

DUARTE, André Damasceno Brown. Histórias em quadrinhos sobre culturas afro-descendentes na educação. Dissertação de mestrado em Educação, Rio de Janeiro, UERJ, 2006.

DUSO, Leandro. Uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem de Temas Transversais no Ensino de Ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Vol. 2, n. 3, p. 60-76, set./dez. 2009.

EINSFELD, Felipe; PROENÇA, Mariana; DAL-FARRA, Rossano André. Controle da dengue: reflexões sobre as contribuições da escola e da mídia. VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, Florianópolis, UFSC, 2009.

ESS, Charles. Digital media ethics. Cambridge, Polity Press, 2009.

FELIPE, Delton Aparecido; TERUYA, Teresa Kazuko. O cinema e o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Revista Contrapontos - Eletrônica, Vol. 10, n. 1, p. 82-89, jan.-abr. 2010.

FELIZOLA, Matheus Pereira Matos; FERREIRA, Raquel M. Carriço; COSTA, Fernando Bastos. O rádio como potencializador da educação ambiental informal: uma investigação do programa “O meio ambiente no cotidiano” da rádio UFS. XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, Maceió, 15 a 17 de junho 2011.

FERNANDES, Lílian Fonsêca; FELIZOLA, Matheus Pereira Mattos; CARVALHO, Kleverton Melo de; GOMES, Laura Jane. Estudo de caso das oficinas de Educomunicação Ambiental desenvolvidas pelo Mídia Jovem/SE. VIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, Porto Velho, 18 a 20 de junho de 2009.

FREIRE, Eugênio Paccelli. O podcast como ferramenta de educação inclusiva para deficientes visuais e auditivos. Revista Educação Especial, v. 24, n. 40, p. 195-206, maio/ago. 2011.

HEPBURN, Mary A. O multiculturalismo, as mídias e a educação. In: DELORS, Jaques (org.). A educação para o século XXI: questões e perspectivas. Porto Alegre, Artmed, p. 254- 256, 2005.

JOHNSON, Deborah G. Computer Ethics. Upper Saddle River, NJ, Prentice-Hall, 3a ed., 2001.

KAMEL, CLáudia; DE LA ROCQUE, Lúcia. Quadrinhos como recurso didático em tópicos de biociências e saúde. Enseñanza de las Ciencias, número extra, VII Congreso, 2005.

LIMA, Maria Doris Araújo de; FREITAS, Antônio Francisco Ribeiro de. Uso do vídeo e da mídia impressa para o aprendizado de temas transversais, uma experiência com alunos do 8º ano de uma escola pública de Maceió. VI EPEAL - Encontro de Pesquisa em Educação em Alagoas, Maceió, UFAL, 12 a 15 de setembro de 2011.

LIMA, Nonato; PINHEIRO, Andrea. Rádio e desenvolvimento infantil: análise de estratégias de comunicação e educação para a cidadania. XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Belo Horizonte, 2004. 

MAGNO, Maria Ignês Carlos. Ética e meios de comunicação. Comunicação & Educação, Vol. 6, No 17, p. 49-53, 2000.

MALACHIAS, Rosangela. Práticas educomunicativas e Teorias interdisciplinares no combate ao racismo. Revista Identidade Científica do Grupo de Pesquisa GEPEC – Faculdade de Comunicação social de Presidente Prudente – UNOESTE, vol. 01, n. 03, p. 68-73, Nov. 2004.

MALLMANN, Elena Maria; LOCATELLI, Odete Catarina. O potencial dos mediadores tecnológicos na mediação pedagógica: temas transversais e formação de professores. Colabor@ - A Revista Digital da CVA-RICESU, Vol. 5, No 19, fevereiro de 2009.

MARTINS, Aracy Alves. Discursos docentes sobre África e livros didáticos em países lusófonos. In: SOARES, Leôncio et al. (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte, Autêntica, p. 643-661, 2010.

MARTINS, Mary Grace. Direito à educação e acessibilidade às tecnologias de informação e comunicação por alunos com deficiência. Dissertação de mestrado em Educação, FE/USP, 2010. 

MESQUITA, Giselly Soares de. O cordel, o negro e a escola: a cultura popular vai para a sala e discute História. XIII Encontro Estadual de História - Guarabira, PB, Universidade Estadual da Paraíba, 28 a 31/10/2008.

MÍDIA e deficiência. Brasília: Andi; Fundação Banco do Brasil, 2003. 184p. (Série Diversidade).

MORENO, Maria Tânia de Oliveira Albuquerque. Mídias na Educação ambiental: o uso do rádio na escola. V EPEAL - Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas, Maceió, UFAL, 31/08 a 03/09 de 2010.

NAPOLITANO, Marcos. O Cinema Como Fonte de Aprendizagem e a Educação em Direitos Humanos. In: SANTANDER, Carlos Ugo (org.). Memória e Direitos Humanos. Brasília, LGE, p. 42-49, 2010.

NUNES, Érica Melanie Ribeiro. Cidadania e multiculturalismo: a Lei 10.639/03 no contexto das bibliotecas das escolas municipais de Belo Horizonte. Dissertação de mestrado em Ciência da Informação, Belo Horizonte, UFMG, 2010.

OLIVEIRA, Celmar Corrêa de; CARNEIRO, Mara Lúcia Fernandes. Referenciais éticos da educação a distância: uma experiência em cursos da UERGS.
Novas Tecnologias na Educação - CINTED/UFRGS, V. 3 Nº 1, Maio, 2005. 

OROFINO, Maria Isabel. Educação intercultural, mídia e mediações: aportes das teorias latino-americanas da comunicação e consumo cultural. Revista Linguagem e Cidadania, Nº 08, dez. 2002.

PEDRAZZA, Christina. Comunicação e Mídia: outras práticas de Cidadania. II Encontro de Pesquisa em Comunicação e Cidadania, PPGCOM UFG, Goiânia, 2009. 

PEREIRA JÚNIOR, Geraldo. Paternidade e saúde discutidos por jovens de escolas públicas em vídeos documentários. Dissertação de mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde, Rio de Janeiro, UFRJ, 2008.

PERINELLI, Humberto Neto; PAZIANI, Rodrigo Ribeiro; LIMA, João de Souza. Ensino de História e Geografia, Exclusão Social e Cinema: a produção de curtas metragens como outra prática pedagógica. I Seminário Direitos Humanos no Século XXI, IV Encontro de Direitos Humanos da UNESP, Marília, UNESP, 28 a 30 de setembro de 2010.

RAMOS, Daniela Karine. Mundo virtual dos games: implicações sobre o desenvolvimento moral. Ciberlegenda, n. 21, 2009.

RAMOS, Daniela Karine. A escola frente ao fenômeno dos jogos eletrônicos: aspectos morais e éticos. Novas Tecnologias na Educação - CINTED/UFRGS, v. 6, n. 1, jul. 2008.

RODRIGUES, Gelze Serrat de Souza Campos; COLESANTI, Marlene T. de Muno. Educação ambiental e as novas tecnologias de informação e comunicação. Sociedade & Natureza, Uberlândia, 20 (1): 51-66, jun. 2008.

SANTANA, Clésia Maria Hora; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. A mídia televisiva e a transmissão de valores na ótica de alunos do Ensino Médio. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 42, p. 263-277, out./dez. 2011.

SANTANDER, Carlos Ugo; OLIVEIRA, Lúcio Palheta de. A Fotografia como elemento Didático-Pedagógico na Educação em Direitos Humanos. In: SANTANDER, Carlos Ugo (org.). Memória e Direitos Humanos. Brasília, LGE, p. 59-68, 2010.

SANTOS, Ana Paula Toppan dos. A presença do bullying na mídia cinematográfica como contribuição para a educação. Dissertação de mestrado em Comunicação, Marília, UNIMAR, 2009.

SETTE, Sonia S.; AGUIAR, Márcia A. da S.; ANGEIRAS, Maria de F. D. Educação cidadã, mídias e formação de professores. Em Aberto, v. 22, n. 79, p. 91-103, jan. 2009. 

SILVA, Elza Cristina Gomes da. Educomunicação para pessoas com deficiência: uma experiência com boletim impresso. 3º Seminário Nacional “O Professor e a Leitura do Jornal”, Campinas, 2006. 


SILVA, Rosana Louro Ferreira. O meio ambiente por trás da tela: estudo das concepções de educação ambiental dos filmes da TV Escola. Tese de doutorado em Educação, São Paulo, USP, 2007.

SOARES, Adauto Cândido. O Second Life na educação. Dissertação de mestrado em Educação, Brasília, UNB, 2009.

SOARES, Ismar de Oliveira. Uma Educomunicação para a cidadania. SESC - Ciclo de Mídia e Educação. São José dos Campos, 2005.


TARDELLI, Raquel Terzoni. A televisão, o surdo e a escola: relações possíveis. Dissertação de mestrado em Educação, Ribeirão Preto, CUML, 2008.

TRAUTMANN, Dagmar Aparecida. Educação, Ética e Tecnologia: impressões e reflexões. Dissertação de mestrado em Ciência da Computação, Florianópolis, UFSC, 2002.

TRINDADE, Azoilda Loretto da. Televisão, educação e multiculturalismo: ampliando questionamentos. Salto para o Futuro - TV e educação: capítulos de uma história, Ano XXI, Boletim 19, p. 34-39, Nov./Dez. 2011.

VERRANGIA, Douglas; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de Ciências. Educação e Pesquisa, v. 36, n.3, p. 705-718, set./dez. 2010.

VIEIRA, Fernando Zan. A utilização didática do cinema para a aprendizagem da educação ambiental. Dissertação de mestrado em Educação, Ponto Grossa (PR), UEPG, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário