| Pesquisas nacionais e internacionais indicam que a simples existência de computadores nas escolas não se traduz em melhoria de desempenho escolar, embora o acesso a computadores e à internet seja muito valorizado pela sociedade e tenha alto impacto político (Unesco, 2008b; Unesco, 2008c).
Obviamente, dotar as escolas de computadores, melhorar o acesso à internet e capacitar professores e alunos para o uso da informática são ações importantes para promover a inclusão digital e democratizar o acesso a informações indispensáveis para entender o mundo que nos cerca. Resta saber como o uso dos computadores poderá de fato fazer diferença na aprendizagem (Castro, 2010).
Este trabalho apresentou o resultado de uma pesquisa quantitativa sobre uso das TICs nas escolas das capitais brasileiras. A análise dos dados deste trabalho permitiu apontar acertos e problemas comuns no uso de computadores e da internet. Seguem as principais conclusões desta análise:
• a maioria das escolas têm recursos materiais para fazer algum tipo de uso pedagógico do computador;
• quanto maior o tamanho da escola e os recursos e infraestrutura disponíveis, mais proficiente é a utilização do computador e da internet no processo de aprendizagem;
• a presença do Poie influi positivamente na utilização da tecnologia como ferramenta de ensino e aprendizagem;
• a tecnologia deve ser integrada ao PPP da escola, no seu monitoramento e avaliação e ao planejamento de atividades do professor;
• apesar dos dados levantados sobre recursos e infraestrutura serem favoráveis, infraestrutura, formação de professores e problemas com acesso à internet são apontados como os principais problemas para o uso pedagógico do computador;
• a formação oferecida não é percebida como suficiente e adequada, pois falta preparo para o uso da tecnologia centrado em ensino e aprendizagem dos conteúdos escolares;
• o número de professores que usam a tecnologia com seus alunos é ainda pequeno e este uso se dá eminentemente no laboratório de informática;
• na maioria das escolas, as atividades que utilizam tecnologia e são realizadas com os alunos têm pouca complexidade ou usam de recursos simples. [...]" (LOPES et al., 2010, 327-328) |
O texto acima faz parte do estudo
O uso dos computadores e da internet em escolas públicas de capitais brasileiras, que teve como objetivo mapear o uso do computador e da Internet em escolas públicas do Ensino Fundamental e Médio das principais capitais brasileiras, bem como investigar as modalidades de uso educacional dos computadores e da internet.
Esse texto está disponível, no formato de capítulo de livro, na coletânea
Estudos e Pesquisas Educacionais,
no volume 1 da mesma. Este, assim como o
volume 2, foi publicado pela Fundação Victor Civita, em 2010, e está disponível
on-line. O relatório mais amplo dessa pesquisa sobre o uso do computador e da internet nas escolas
também está na rede.
Essa investigação propõe um olhar quantitativo para o tema em análise, nesse sentido, em complementaridade, é válido conhecer também o estudo I
nternet nas escolas públicas: políticas além da política, de Bernardo Sorj e Mauricio Lissovsky, divulgado o ano passado.
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