segunda-feira, 16 de abril de 2012

Mídias na Educação: Encontro Presencial da 3a Oferta



Ocorreu no último sábado o encontro geral entre orientadores e orientandos da terceira oferta do programa Mídias na Educação (SP). A reunião seguiu o cronograma do curso, já informado, e foi na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Na abertura do encontro, o professor Ismar de Oliveira Soares (ECA/USP) falou sobre a Educomunicação, indicando possibilidades de trabalho aos cursistas. Depois, ocorreram as reuniões presenciais entre orientandos e orientadores. É comum, por sinal, que tanto uns como outros notem a importância desses momentos face a face, pois neles muitas questões são esclarecidas mais cabalmente e o diálogo é favorecido. A interação entre orientadores e orientandos pelo ambiente, utilizando recursos da internet (como comunicadores de voz e texto) é também imprescindível. 

Ao fim da manhã, os coordenadores do curso, entre eles a professora Patrícia Horta Alves (UFPE), aproveitaram a ocasião para conversar com os cursistas, ouvindo as observações dos mesmos, sobre o momento de feitura da monografia e o curso de maneira geral.

Há uma convergência de opiniões no grupo de São Paulo: a monografia é um momento desafiador, mas que também propiciará conhecimentos a todos. Como já notara Guimarães Rosa:  "Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende" (Grandes Sertão: Veredas, Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1994, p. 436).

Esperamos aprender muito!

Um comentário:

  1. participei deste encontro e foi muito importante conversar pessoalmente com a minha orientadora!!!valeu muito esse momento!

    ResponderExcluir