Recente paper (em inglês) sobre o tema, abordando escolas rurais no Peru, mostra resultados de uma investigação. Um dos autores, numa postagem do blog que patrocinou o trabalho, sumarizou os achados do estudo:
Nossos resultados indicam que o programa aumentou drasticamente o acesso a computadores. Havia 1,18 computadores por aluno no grupo de tratamento, em comparação com 0,12 nas escolas de grupo de controle. Este aumento maciço no acesso explica diferenças substanciais no uso. Oitenta e dois por cento dos estudantes no grupo de tratamento relataram o uso de um computador na escola na semana anterior, em comparação com 26% no grupo controle. Efeitos sobre o uso do computador em casa também são grandes: 42% dos estudantes do grupo de tratamento informaram ter usado o computador em casa na semana anterior versus 4% no grupo controle. A utilização da Internet era limitada, porque quase nenhum das escolas da amostra estudada tinha acesso a ela. No entanto, não encontramos nenhuma evidência de que o programa aumentou a aprendizagem em Matemática ou Linguagem. Isto não é surpreendente, pois o programa não incluir intervenções específicas para integrar o laptop no currículo, nem os computadores incluem software específicos de matemática ou linguagem. O programa não afetou a frequência ou tempo dispensado para fazer a lição de casa, nem aumentou a motivação ou hábitos de leitura, e o programa não parece ter afetado a qualidade do ensino em sala de aula. Do lado positivo, os resultados indicam alguns benefícios em habilidades cognitivas. Nos três dimensões medidas, os alunos do grupo de tratamento superam os do grupo controle. [...] Os resultados são bastante impressionantes: como implementado, o programa não aumentou a aprendizagem. [...]" |
Embora a pesquisa mereça ser lida, são interessantes também as críticas que são feitas a ela (no espaço de comentários da postagem mencionada). Como a feita por uma leitora chamada Adriana:
Não vejo a falta de diferença em matemática ou a leitura como uma grande preocupação. A medida decisiva deveria ter sido a literácia informática. Ao tornar os computadores e as habilidades da informática parte da vida diária de estudantes em tenra idade, essas crianças irão desenvolver um nível de conforto com a tecnologia - colocando-as muito mais perto de seus pares de maior renda em seu próprio país e no exterior, e capazes de acompanhar outras oportunidades que podem vir em nível mais baixo." |
Ou a do leitor Steve:
Creio que a principal conclusão é que não é suficiente tornar a tecnologia disponível para os alunos sem que ela não tenha absolutamente nenhum programa de aprendizagem guiada para ele e para os professores, que não têm idéia de como usar a tecnologia de uma maneira produtiva. Mas já sabíamos disso. Então, eu realmente não sei por que o projeto OLPC não instala programas de aprendizagem guiadas nesses laptops. Se você for gastar esse dinheiro para colocar um laptop nas mãos de cada criança, deve fornecer algo para realmente fazer com ele!" |
E, você, qual a sua opinião?
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