quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Os 90 anos da Semana de 22


Nesse mês de fevereiro, são lembrados os 90 anos da Semana de Arte Moderna. Marco da atualização cultural e estética brasileira, bem como do movimento modernista, o significado da Semana de 22 foi analisado por Mario de Andrade, num conjunto de quatro artigos, publicados em 1942, no jornal O Estado de São Paulo (disponíveis aqui). Um trecho:

Não cabe aqui o processo integral do movimento modernista. O que o caracterizou essencialmente, a meu ver, foi a fusão de três princípios fundamentais: 1.º - o direito à pesquisa estética; 2.º - a atualização da inteligência artística brasileira; 3.º - a estabilização de uma consciência criadora nacional. Nada disso representa exatamente uma inovação e de tudo encontramos exemplos na história artística do Brasil: a fundamental, a gloriosa novidade, imposta pelo movimento, foi a conjugação dessas três normas num todo orgânico da consciência coletiva."

Aproveitando a efeméride, vamos divulgar alguns materiais disponíveis on-line sobre a Semana de 22. Nessa e em outras postagens. Se você conhecer outros, compartilhe aqui, escrevendo no espaço de comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário