sábado, 28 de janeiro de 2012

Resenha
Fundamentos para a prática pedagógica na cultura digital

Maria Izabel de Araújo Leão*

O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec lançou em 2011 a coleção Ensinar e Aprender do Programa Aceleração da Aprendizagem, desenvolvida para professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II.

Os fascículos estão organizados em quatro eixos temáticos e um introdutório:
1. Fundamentos para a prática pedagógica na cultura digital
2. Arte e Cultura
3. Sujeitos, espaços e meio ambiente
4. Línguas e linguagens
5. Resolução de Problemas
Todos os fascículos estão metodologicamente alinhados e trabalham com o conjunto de habilidades básicas necessárias para pesquisar, comunicar, publicar e trabalhar utilizando a internet como instrumento e suporte. “É voltado aos educadores de ensino básico, principalmente, com a intenção de fomentar práticas pedagógicas próprias do webcurrículo e do contexto da cultura digital, particularmente a partir de conteúdos de disciplinas das humanidades”, explica Claudemir Viana, um dos autores dos fascículos.

São divididos em duas partes: Para Entender – informações sobre conceitos, noções e os temas tratados; Na Prática – propostas de atividades. Cada fascículo contém o seu glossário, referências organizadas em bibliografia, sites, vídeos e podcast.

Vale ressaltar que os fascículos encontram-se disponíveis na internet http://cenpec.org.br/TIC-e-Educacao e estão livres para reprodução e uso, portanto, podem ser aplicados pelos educadores em suas aulas, ou serem usados como material de referência e apoio em ações de formação continuada de educadores do ensino básico, especialmente os educadores das área de humanas. Isto porque se trata de um produto hipertextual e em REA – Recursos Educacionais Abertos, que são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia que estejam sob domínio público ou licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros.

Especificamente este fascículo inicial que apresenta a fundamentação para a prática pedagógica na cultura digital traz, no primeiro momento, informações históricas sobre o desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) no mundo.

No segundo momento trabalha com os desafios de se aprender e ensinar neste mundo conectado. Para os autores (Anna Helena Altenfelder; Claudemir Viana, Eloísa De Blásis; Regina Inês Villas Bôas Estima e Sonia Bertocchi), aprender no mundo digital pressupõe um conjunto de habilidades necessárias às práticas letradas mediadas por computadores como construir sentidos a partir de textos que articulam hipertextualidade, códigos verbais, sonoros e visuais, localizar, filtrar, selecionar, relacionar e avaliar criticamente a informação; além da familiaridade com as normas e a ética que regem a comunicação no meio digital.

A terceira parte do fascículo trabalha a questão do currículo atualizado, mostrando a importância de se compreender que a escola não deve agregar em sua identidade os modernismos dos aparatos tecnológicos sem que seus educadores construam uma intencionalidade diante das novas configurações da sociedade, reconhecidamente afetada pela cultura digital.

Quanto ao papel do professor os autores ressaltam a importância dos educadores reconhecerem e fortalecerem o seu papel social e as finalidades da educação no contexto atual, além de adquirir capacidade estratégica para lidar com as ferramentas da TIC.

O fascículo termina dando exemplo de como traçar um diagnóstico junto aos seus alunos para saber o que, quando, como e onde acessam as tecnologias digitais, a fim de traçar um retrato deste uso para que educandos e educadores tenham maior percepção para a construção de atividades mais relacionadas entre si.


* Jornalista, especialista em Gestão da comunicação e mestre em Comunicação pela ECA/USP, orientadora do curso Mídias na Educação.

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