A FAAP organiza o 2º Panorama Latino-Americano de Cinema, em São Paulo, entre os dias 25 e 29 de abril. A mostra conta ainda com duas palestras, a primeira no dia 25 de abril, às 9h30, em torno das aproximações entre o cinema cubano e o brasileiro, cujos participantes são Sérgio Muniz, Maria Gutierrez e Reinaldo Cardenuto; e a segunda, no dia 28, às 19h, um panorama do cinema cubano pós-Revolução, cujos participantes são Mariana Villaça, Elen Doppensshimidt e Fabián Nuñez.
As entradas são gratuitas e as exibições e palestras acontecerão no auditório 1. O endereço da FAAP é Rua Alagoas, nº 903. Detalhes da programação podem ser encontrados neste link.
No último sábado, dia 16/04, foi realizado o primeiro encontro presencial da fase da orientação para a feitura da monografia do curso Mídias na Educação (Oferta São Paulo - UFPE-NCE/USP). Essa etapa é a última do curso, e equivalerá ao nível de especialização do mesmo.
O encontro foi aberto por uma fala do professor doutor Ismar de Oliveira Soares (ECA/USP) sobre a Educomunicação, que foi seguida por um intervalo e uma apresentação da estrutura e do processo da orientação. Ao fim solicitou-se uma avaliação dos cursistas sobre o curso de maneira geral, e foram discutidos aspectos do mesmo.
Vários cursistas aproveitaram a oportunidade para conhecerem pessoalmente seus orientadores e discutirem.
Entre os pontos que foram abordados durante o encontro está a questão da certificação. Quanto a isso, informou-se que os certificados oficiais das fases anteriores encontram-se na reitoria da UFPE. Não há uma data de entrega desses documentos que possamos informar com certeza. A expectativa, porém, é que isso ocorra nos próximos meses.
Também, foi elogiado o esforço dos cursistas que se mantiveram nessa primeira oferta, e notou-se a importância de planejamento e diálogos com o orientador (inclusive para estabelecer rotinas e procedimentos de trabalho) para conseguir realizar a monografia no prazo estipulado.
Este aspecto, assim como outros informes sobre a atual etapa do curso, para os cursistas da 1ª Oferta, podem ser vistos em apresentação acessível a partir deste link.
O Ministério da Educação disponibilizou versões digitais dos 61 livros da "Coleção Educadores". Os trabalhos podem ser acessados a partir do site Domínio Público (aqui).
Um aspecto interessante da coleção é o sentido ampliado do conceito de "educador", contemplando desde autores tradicionais de linhas teóricas da Educação, como Piaget, Paulo Freire, Vygotsky (ao centro, na caricatura acima), Freinèt (à direita), até pensadores sociais (Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes, entre outros) e indivíduos com atuação pioneira no uso da comunicação em processos educativos, como o cineasta Humberto Mauro (à esquerda, no desenho) e Roquette-Pinto.
Organizado por Sergio Amadeu da Silveira, o livro Cidadania e Redes Digitais reúne artigos, apresentados num seminário no final de 2009, e outras contribuições sobre o tema. Como o tema da cidadania na rede também repercute no âmbito da educação, há um texto dedicado a essa interface.
O livro está disponível online em um site (aqui) da iniciativa. O download direito do arquivo PDF pode ser feito por este link.
Reunindo, principalmente, contribuições de pesquisadores brasileiros e portugueses, o e-book Educação e Tecnologias: reflexão, inovação e práticas foi lançado há pouco. O prefácio é de Marco Silva, e pode ser lido aqui.
Para fazer ver o sumário e fazer o download clique aqui.
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), órgão do governo português, disponibilizou online o livro “Educação para os Media em Portugal – Experiências, actores e contextos”, que foi apresentado no dia 25 de Março último, na Universidade do Minho, no âmbito do 1º Congresso Nacional de Literacia, Media e Cidadania.
O livro pode ser acessado nesse link, e é uma oportunidade para conhecer a discussão em Portugal sobre o tema da "educação para a media" que, em certos aspectos, relaciona-se com o âmbito das "mídias na educação".