domingo, 18 de dezembro de 2011

Reunião Mídias na Educação - 17 de dezembro

A reunião ocorrida no último sábado foi uma ocasião para que a importância da etapa da monografia fosse ressaltada, propiciando ainda um primeiro encontro presencial entre orientandos e orientadores que estão agora nesse Ciclo do curso (ofertas 2 e 3). O encontro ocorreu na Escola de Comunicações e Artes da USP, na parte da manhã.

Outro ponto abordado foi sobre a necessidade de interação contínua e ativa (há atividades a serem realizadas) entre o cursista e seu orientador, lembrando que o acerto de uma rotina de trabalho entre eles é fundamental.

O uso do skype mostrou-se, na oferta anterior do Avançado, bastante válido, além das comunicações pelo e-mail e pelo ambiente e-ProInfo. Vale notar que o cronograma pode ser visto aqui, e prevê uma etapa de "qualificação" do trabalho, ou seja, a monografia será lida por outra pessoa (possivelmente participante da banca) que fará contribuições e comentários que poderão incorporar-se ao texto do trabalho, antes de sua finalização (entrega) e defesa.

Esta é uma inovação do novo Ciclo Avançado, que pode colaborar com a qualidade da monografia. Sobre este aspecto, também, recomendou-se a leitura atenta do documento metodológico enviado, observando-se que o mesmo pode favorecer o diálogo entre orientandos e orientadores e a realização de pesquisa em mídias na educação com um adequado nível de elaboração, no âmbito de uma especialização.

A elaboração da monografia é um momento de sistematizar e consolidar aspectos estudados, e também construir novos conhecimentos. Para tanto, o papel da pesquisa (que a monografia apresentará, relatará) é central. Lembramos que a investigação é uma atividade sistemática e reflexiva, que exige estudos e planejamento, e os conhecimentos produzidos poderão voltar-se ao aperfeiçoamento profissional do professor, bem como às suas práticas. O orientador em muito pode ajudar o professor/cursista/pesquisador, desde, porém, que este faça sua parte: produzindo, escrevendo e debatendo seu trabalho.

Um ponto que alguns cursistas indagaram foi sobre como ter acesso aos Módulos já estudados. Lembrou-se, então, que no ambiente aberto do Webeduc (aqui) isso é possível.

Na semana que entra, a coordenação do curso enviará um e-mail com uma minuta do encontro. Porém, caso você tenha dúvidas, escreva-nos por e-mail ou fale com seu orientador. O importante é que, continuamente, você esclareça questões que colaborem com a feitura de seu trabalho.

Boa sorte!

Abaixo, você pode ver algumas fotos do encontro, num modelo de apresentação. Caso queira baixar alguma foto vá ao álbum (aqui).

Um comentário:

  1. O encontro foi extremamente positivo. Pude conversar com meu orientador Paulo Massela, esclarecer dúvidas e discutir pontos importantes do trabalho.

    ResponderExcluir