quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Rumo ao fim do Ciclo Básico (3ª oferta)

Caro(a) amigo(a) cursista, iniciaremos efetivamente - com a feitura de atividades - o último módulo de estudo do Ciclo Básico do Mídias na Educação, o módulo Gestão, na semana que vem. Por enquanto, estamos numa semana de estudos.

Você pode ver o conteúdo do módulo aqui (formato web ou em PDF - aqui), já as atividades estão aqui. O cronograma geral está aqui, e você pode também acompanhar a agenda que fica aqui no blog, à direita, abaixo do logotipo do NCE/USP.

Gostaríamos de notar que que, após a mensagem que transmitimos nesta semana aos cursistas, com esclarecimentos sobre a oferta (veja-a a partir do "Leia mais"), recebemos vários e-mails com elogios, comentários e perguntas.

Agradecemos todas as manifestações, mas notamos que iremos ainda passar outra mensagem com pedido de comentários e questões (dúvidas) para os cursistas. Com base nisso (bem como os e-mails já enviados), produziremos um novo FAQ (documento com respostas a questões frequentes).

Todavia, desde já, cabe um esclarecimento: em seu todo o programa Mídias na Educação é, sim, uma especialização. O Ciclo Básico é que equivale a uma extensão universitária.

O trecho da mensagem que diz "a certificação de 'extensão universitária' só sairá no final do Ciclo Avançado" provavelmente confundiu alguns colegas. O que se quis dizer é que a certificação se dará num lote só da oferta, ou seja, tanto quem acabar o programa como um todo (incluíndo o Avançando), fazendo jus à pós-graduação lato sensu (especialização), quanto quem resolver parar agora, terá encaminhado o processo de certificação oficial no mesmo tempo, ao fim da oferta.

Concluindo, desejamos a todos um ótimo estudo do Módulo Gestão Integrada de Mídias na Educação e boa finalização do Ciclo Básico.


E-mail transmitido em 03/11/2009

Prezados cursistas,

Depois de muito estudo e esforço, alcançamos a etapa final do Ciclo Básico do programa Mídias na Educação.

Neste início do Módulo Gestão, queremos parabenizar e agradecer aos cursistas que até aqui chegaram e demonstraram disciplina, compromisso e uma relação de pertencimento com o Mídias na Educação.

Cada um dos módulos efetuou uma introdução conceitual e prática aos temas que relacionam o universo das mídias e a educação. Objetivou-se, ainda, fortalecer a prática da elaboração de projetos pedagógicos, com base no que foi estudado.

Esperamos que o diálogo de cada cursista com seu tutor tenha sido o melhor possível, pois ele é o mediador privilegiado da relação entre o cursista e o programa Mídias na Educação. Nesse sentido, o acompanhamento e a orientação referentes às atividades foram prerrogativas deste professor virtual, a partir de parâmetros da Coordenação.

Quanto à certificação, é importante reiterar que ela envolve um processo que só pode ser concluído ao final do último Ciclo (Avançado), que finaliza a oferta (essa é a 3ª do Mídias na Educação). Isso acontece porque o curso almeja titular um Especialista, assim, seu cumprimento parcial (de um ou dois de seus três Ciclos) caracteriza “Extensão Universitária”. No caso da rede paulista, estas certificações finais — Especialização, Extensão Universitária — serão chanceladas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), uma vez que o MEC não abriu a possibilidade de convênio direto com a USP (que é uma universidade estadual). Assim, a certificação de "extensão universitária" só sairá no final do Ciclo Avançado.

No decorrer do curso NÃO HÁ certificação por módulo, apenas atestados de participação ou inscrição. Observamos, assim, que iremos emitir e enviar por e-mail para todos os cursistas que finalizarem o Ciclo Básico – cujo prazo final é o término do Módulo Gestão – um atestado de conclusão.

Mas é IMPORTANTE notar que este atestado, assim como qualquer outro documento emitido antes do certificado oficial NÃO TERÁ VALOR DE CERTIFICAÇÃO OFICIAL, ou seja, não será, geralmente, aceito na rede pública para fins de evolução funcional ou objetivo similar.

A matrícula na continuidade do curso está garantida a todos que terminarem o Ciclo Básico (automaticamente). Solicitamos que aqueles que forem finalizar este nível, mas desejem parar aqui (obtendo a Extensão), informem o tutor da turma. Cabe esclarecer que, neste caso, os cursistas não poderão retornar ao programa, em momento posterior, a partir do ponto em que pararam, pois o acúmulo de certificados não é permitido. Em outras palavras, o cursista obterá o certificado da Extensão ou o de Especialista, não os dois.

Essa não é uma característica exclusiva do Mídias na Educação, mas sim de cursos modulares certificados oficialmente pelo MEC cujas horas são, em termos de seu estágio final, cumulativas.

Contamos com a participação de todos até o final deste módulo e mais uma vez reiteramos nosso compromisso de acompanhá-los e assessorá-los no que for necessário

Att.
Coordenação NCE / USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário