quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Professor Dr. Ismar de Oliveira Soares é aclamado titular da ECA/USP

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjSho4JxYU8ae_Z-u7Z5lM-r-PhBh8dpAx5PKEY32BoCfWWD865aQYkYVFBDf7VGvl0qDG7KmvGqXqywXk1mYk3gcRgiB1mTkPCX3fLdC1egnC3nO4-uEtw6JK8vMaOMeJJTJbZzX-QEg5P/s400/Ismar.jpg

Depois de quase 5 horas de avaliação, o professor Dr. Ismar de Oliveira Soares foi aclamado professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

A cerimônia foi realizada no último dia 5/11, na Sala da Congregação, na própria ECA, e contou a presença dos professores Mauro Wilton de Souza e Adílson Citelli (ECA/USP), José Luiz Braga e Antonio Fausto Neto (Unisinos), e Manoel Oriosvaldo de Moura (Faculdade de Educação da USP), que integraram a banca avaliadora.

O documento “Caminhos de um Educomunicador”, com mais de 300 páginas, e nove caixas de produção acadêmica comprovaram a dedicação e a contribuição de mais de 40 anos do professor Ismar à consolidação do conceito de educomunicação. “A titulação é um reconhecimento genuíno pela trajetória impressionante desse incansável pesquisador”, disse o professor Mauro Wilton.

Em um breve histórico, Ismar de Oliveira Soares graduou-se em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Lorena, SP, em 1965. A segunda graduação, em Comunicação, veio em 1970, pela Cásper Libero, em São Paulo. O título de mestre foi conquistado em 1980, na ECA/USP, com o projeto "A morfologia e o conteúdo dos boletins diocesanos católicos", com orientação do professor José Marques de Mello. No doutorado, defendido em 1986, também com orientação de José Marques de Mello, o título da tese "Do santo ofício à libertação: o discurso e a prática do Vaticano e da Igreja Católica no Brasil sobre a comunicação". Ismar fez o pós-doutorado no biênio 1999/2000, na Marquette University Millaukee Wisconsin, nos Estados Unidos. A livre-docência, em 1991, na Universidade de São Paulo teve como título o trabalho "A contribuição das Ciências Sociais para a avaliação dos programas de educação e comunicação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário