terça-feira, 22 de setembro de 2009

Vídeo educativo e software livre

Falando em produção de vídeo, uma indicação interessante - dada pelo colega José Eri - é a edição de setembro da revista Espírito Livre, que apresenta matéria de capa sobre a edição de vídeos utilizando softwares livres. Você pode fazer o download da revista aqui.

Nessa edição, Giuseppe Torelli e Tadej Borovšak, desenvolvedores do software Imagination, são entrevistados e falam do software de geração de vídeo a partir de imagens. E Richard Spindler, criador do Open Movie Editor, fala sobre este programa e como trabalhar com vídeo.

Outra matéria relevante é assinada por Sinara Duarte, professora da rede municipal de Fortaleza, que discute diretrizes para se trabalhar com vídeos em sala de aula. Ela nota que:

A produção de vídeo na escola pode oferecer informação, dinamizar temas significativos, incorporar a transversalidade das atividades curriculares desenvolvidas na escola. A inserção de temas, programas, filmes no processo educativo subverte o ritmo acadêmico, no qual o professor é o principal mentor. Então surge a questão: Por onde começar?”
Em seu artigo, a professora dá algumas dicas e indica vários sites, procurando responder à pergunta lançada.

Vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário