domingo, 6 de setembro de 2009

Ser e Ter



O documentário Ser e Ter foi um inesperado sucesso na França, seu país de origem - onde quase 2 milhões de pessoas assistiram-no, em 2002 - e em outro lugares, sendo inclusive exibido comercialmente no Brasil.

Mostrando o cotidiano de uma escola rural francesa, o filme aborda, de maneira serena e pungente, momentos significativos de um ano letivo da instituição. O professor Georges Lopez tem destaque particular, ao mostrar-se muito dedicado e paciente.

De certo modo, é um filme inspirador e otimista. Leia mais sobre ele (aqui).

Porém, o desenvolvimento da história real acabou - ironicamente - relacionando-se com a próprio contraste que o título expressa. Assim, tanto o professor quanto um grupo de pais de alunos, depois do sucesso do filme, procurou "ter" resultados financeiros (veja notícia aqui). Aparentemente o processo jurídico sobre esse assunto ainda está indefinido.

Isso não desmerece a obra, no entanto, aponta para uma questão importante, que é o cuidado que quem utiliza imagens alheias deve ter. Na próxima postagem, abordaremos esse ponto, que pode afetar professores que produzem conteúdos midiáticos que sejam veiculados publicamente.

Abaixo, um trecho de Ser e Ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário