sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Para entender a educomunicação - I

Reprodução

O coordenador e fundador do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE-USP), Ismar de Oliveira Soares, deu uma entrevista para a Revista Geografia (disponível online aqui), em que fala de questões como o surgimento da educomunicação e como os professores podem, na prática, exercitá-la:

... o professor de geografia estará realizando uma prática educomunicativa se conseguir motivar os seus meninos para que produzam mídia, um programa de rádio, internet, vídeo e assim por diante, mas discutindo essa produção para que seja coerente com a verdade científica e coerente com os anseios de cidadania. Porque você pode ter a perspectiva científica e não ter cidadania nenhuma. Então, tem que associar a ciência com a cidadania e propiciar que esses meninos e meninas produzam. Ou que eles observem como a mídia está fazendo e façam uma crítica do comportamento dessa mídia sobre o tema do espaço. Isso é uma prática educomunicativa.”
Fica o desafio para os colegas cursistas refletirem conosco: como usar a TV e o vídeo a partir dessa proposta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário