segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A importância da pesquisa e da reflexão do cursista

É muito interessante quando os cursistas do Mídias na Educação trazem novas informações (sobretudo se registram as fontes das mesmas, para socializá-las com os colegas). Mais relevante ainda é quando dão um passo além, refletindo sobre estas contribuições, relacionando-as com os temas abordados.

Desse modo, o estudo é mais significativo, de um lado, por ser enriquecido pela pesquisa e motivações do cursista; de outro, por essa elaboração reflexiva mais pessoal, derivada das relações que ele consegue perceber e comunicar, que superam o simples registro de dados e informações.

Estas relações e articulações, quer dizer, novos conhecimentos, passam a fazer parte do estoque cognitivo das diferentes turmas e do próprio curso. Vai nesse linha a preocupação em divulgarmos as reflexões e trabalhos mais elaborados dos participantes do Mídias na Educação - veja o site construído para tanto aqui.

No plano das novas informações, trazidas pelos cursistas, estas não precisam ser sempre ou somente textuais. Desse modo, a cursista da Turma 37 Eliana dos Santos Aguiar fez uma sugestão muito válida à discussão do Módulo TV, o documentário Criança, a alma do negócio (a ser inserido na próxima postagem).

Vale registrar também o comentário de Eliana, com o qual ela justifica o aporte do vídeo para a discussão:

A realização de um trabalho interdisciplinar em relação à TV e à linguagem audiovisual nas escolas é imprescindível para exercitar a criticidade de alunos e também dos professores, as informações transmitidas são extremamente rápidas e envolventes, portanto não se pode deixar passar nenhuma oportunidade de abordar o tema de maneira clara e objetiva. Eu gostaria de aproveitar o momento e deixar a sugestão de um vídeo que demonstra como as nossas crianças são 'bombardeadas' pelos meios de comunicação como alvo número 1, e estimuladas ao consumismo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário