segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Criança, a alma do negócio

O documentário Criança, a alma do negócio (abaixo), uma sugestão da cursista Eliana dos Santos Aguiar, aprofunda um ponto também abordado por Marcelo Tas (veja aqui): a influência da TV e da publicidade nas crianças.

Dirigido por Estela Renner, em 2008, este filme mostra como a criança se tornou um grande alvo da publicidade, em particular pela TV. Ele está disponível para download, em diversos formatos (aqui), no site do Instituto Alana, que é uma organização sem fins lucrativos voltada, entre outros pontos, a desenvolver atividades em prol da defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes no âmbito das relações de consumo.

Após assistir ao documentário, uma série de pontos merecem desenvolvimento, entre eles:
  • Como a educação pode atuar no contexto de uma conscientização mais crítica face às mensagens de TV que promovem o consumismo?
  • Que tipos de trabalhos seriam mais válidos e úteis?
  • O educador-cursista já fez trabalhos desse tipo? Pode relatá-los aqui?

Nenhum comentário:

Postar um comentário