Caro cursista, você também tem recomendações de material que complementem o nosso estudo? Diga nos comentários.
Campanha quer uso seguro da internet
Cássia Gisele Ribeiro
Empresas e entidades não-governamentais se unem pela conscientização do bom uso da rede. A campanha Navegue Protegido tem como objetivo orientar usuários domésticos de computador, pais, alunos e educadores para a disseminação de boas práticas de segurança no uso da web.
O Brasil possui 14,1 milhões de usuários de Internet, segundo dados do Ibope. O país só perde para a França no tempo de permanência online: são, em média, 19 horas e 24 minutos conectados à rede mensalmente. A campanha Navegue Protegido quer disseminar as práticas mais seguras para compras online e operações bancárias, ensinar usuários comuns de PC a identificar sites não seguros e, ainda, aumentar sua privacidade na web.
O suporte ao uso da tecnologia na educação é um dos principais pilares da campanha. Os professores têm apoio à utilização da internet em sala de aula, no auxílio ao aprendizado e na ajuda para planejar aulas, e na indicação de sites seguros com atividades interessantes para os alunos.
Além disso, por meio de campanhas publicitárias e do site www.navegueprotegido.org, internautas recebem orientação sobre o assunto. Para os pais, o conteúdo mostra como direcionar a utilização da internet pelos filhos, fazendo da rede uma ferramenta de pesquisa e um complemento educacional. É possível ainda rastrear os sites que os filhos visitam para se certificar que são páginas com teor adequado à sua idade.
"Acreditamos que somente com a educação da população e a conscientização das melhores práticas para o uso deste ambiente será possível tirar o melhor proveito da web", afirma Ana Cláudia Alves, gerente de soluções de segurança da Microsoft Brasil que, juntamente com a Fundação Abrinq http://www.fundabrinq.org.br/ e a Cidade Escola Aprendiz, implementam a campanha.
A gerente conta que a meta da campanha é atingir 20 mil visitantes únicos no site, além de 10 parceiros de conteúdo até o final do ano. "A idéia é que crianças e adultos possam utilizar computadores e internet com segurança e privacidade", afirma.
Para a Fundação Abrinq, é essencial que as crianças possam ter acesso aos recursos da rede. "Crianças e adolescentes são usuários curiosos e intensos de internet. É fundamental criar condições para que o uso deste poderoso instrumento de comunicação ajude essa população a atingir seu pleno desenvolvimento", diz Sandra Amaral de Oliveira Faria, superintendente da entidade.
Para o editor-chefe do site Aprendiz, Alexandre Sayad, educar é auxiliar o aluno a navegar pelo mar de informações que o cerca diariamente e separar o que interessa. "Nesse contexto e na tarefa educativa do Aprendiz, informar tem a mesma responsabilidade de educar", afirma.
Fonte: Portal Aprendiz (aqui).
Nenhum comentário:
Postar um comentário