quinta-feira, 2 de julho de 2009

Além das redes

No ano passado, foi lançado o livro Além das redes de colaboração (detalhe da capa, acima), organizado pelos professores Sérgio Amadeu da Silveira (Cásper Líbero-SP) e Nelson Pretto (UFBA), que resultou de seminários que fizeram parte do Programa Cultura e Pensamento do Ministério da Cultura.

O livro está sob uma licença Creative Commons e pode ser baixado a partir desse endereço aqui. O leque de questões sobre a “cultura digital” e o tema das “redes” abordadas no trabalho é amplo.

Porém, existem textos particularmente interessantes para os cursistas do Mídias na Educação, como o de Nelson Pretto e Alessandra Assis (“Cultura digital e educação: redes já!”), por discutir o cenário de transformações provocadas pelas TICs e os desafios que são postos à educação. Ao fim, o texto conclui:

A articulação entre a cultura digital e a educação se concretiza a partir das possibilidades de organização em rede, com apropriação criativa dos meios tecnológicos de produção de informação, acompanhado de um forte repensar dos valores, práticas e modos de ser, pensar e agir da sociedade, o que implica na efetiva possibilidade de transformação social. Do ponto de vista tecnológico, o que vislumbramos para um futuro, que já é presente, é a necessidade de políticas públicas que garantam às escolas e aos grupos comunitários o acesso livre a esses equipamentos, criando condições para a produção e o consumo de informação e, com isso, termos a possibilidade de sonhar com Anísio Teixeira, que em 1963 já afirmava que as escolas do futuro mais se pareceriam com emissoras de rádio e televisão. Será distante, ainda, esse futuro?”
O que você acha dessa avaliação, colega cursista?

Nenhum comentário:

Postar um comentário