quarta-feira, 24 de junho de 2009

A Internet e as mudanças na língua

Em cinqüenta ou 100 anos, todas as línguas que utilizam a internet serão diferentes. Está surgindo o que chamo de netspeak, "fala da rede", ou comunicação mediada pelo computador, em jargão acadêmico. Ainda é impossível prever, no entanto, quais serão a forma e a extensão dessa mudança. Leva muito tempo para que uma transformação efetiva se manifeste numa língua. [...]”
Numa entrevista à revista Veja, o professor honorário de lingüística da Universidade do País de Gales, David Crystal, autor de A Revolução da Linguagem (Jorge Zahar), falou sobre as mudanças que a internet trouxe ao uso da língua. Íntegra aqui.

Um comentário:

  1. Olá a todos,
    Esse assunto é muito interessante e tem sido alvo de críticas por muitos docentes que conheço.
    Recentemente numa de minhas aulas abordei o assunto por meio do texto Comunicação mediada pelo computador: o caso do chat extraído do livro de Carla Coscarelli, Novas Tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Os alunos fizeram um comentário crítico sobre a apresentação do assunto. O texto relata sobre a estrutura da conversação e faz referência a ordem interacional que também ocorre no texto virtual.
    Gostei muito do artigo e deixo aqui um pedacinho para vocês: Sobre a expressão da escrita via chat " (...) grafemas são usados num jogo semiótico complexo e, por meio deles, buscam-se maneiras inovadoras de se realizar o que é tipicamente realizado por fonemas, prosódia, expressão facial, olhar e gestos”.
    Um super abraço
    Kassandra
    Tutora Mídias na Educação

    ResponderExcluir