terça-feira, 16 de junho de 2009

Descobrindo o computador



A última atividade do Módulo Informática (Ciclo Básico, 3a oferta) solicita que os cursistas pensem no que alteraram em sua prática em termos do ensino e do aprendizado na cultura digital. Alguns professores defrontam-se também com o desafio de inserir os estudantes nessa cultura. Nessa linha, o trabalho com a educação infantil parece mais difícil: o que fazer, o que fazer com um sentido positivo e compreensível para os muito novos? São questões que se colocam aos cursistas e aos professores de maneira geral.

Celina Aparecida Batista da Silva, cursista do Mídias, comentou já no Módulo Introdutório um trabalho que fez com educação infantil, do qual resultou o vídeo acima. Ela disse que sua intenção foi iniciar o "desafio de fazer a apresentação de computadores para os bebês até 1 ano de idade, no ano passado; neste ano estou trabalhando com faixa etária até 3 anos, estou com dificuldades por falta de formação pessoal, mas estou encarando o desafio, quero aperfeiçoar meu entendimento sobre as linguagens midiáticas".

Embora Celina reconheça a necessidade da formação para esse trabalho, é interessante notar que o vídeo produzido aponta possibilidades quanto a uma sensibilização das crianças (aparentemente muito motivadas), possibilitando a elas uma inserção importante no mundo de hoje, marcado pelas tecnologias.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Quando minha sobrinha tinha 3 anos, passou 10 dias comigo em casa. Juntas, brincamos no computador e aprendeu a manipular o programa da Turma da Mônica que eu havia comprado para ela. Considero que é possível aprender a utilizar dispositivos eletrônicos em tão tenra idade, mas o modelo dos periféricos não é adequado à aprendizagem nessa faixa etária.
    A plataforma tradicional de um desktop não é adequada à educação de crianças tão pequenas. O ideal é a interação com objetos lúdicos com forma de entrada de dados no sistema. Uma boa opção são teclados lúdicos e uso de formas geométricas para manipulação do ambiente. Esta é uma fase fundamental para desenvolvimento da psicomotricidade que auxiliada por dispositivos específicos, favorecem a interação da criança com o computador.
    Grande abraço
    Kassandra (Tutora)

    ResponderExcluir
  4. Vi o vídeo e achei muito interessante,contudo acredito que esses momentos devem compor nossa rotina na Creche de forma permanente e constante pois essa apropriação deve ocorrer nessa curiosidade espontanea dos pequenos.Trabalho em Creche em santo André e lá temos um projeto proposto por eu em 2005 que é gerado até hoje que se chama "Imagens do Cotidiano Infantil"Um registro necessário,Onde procuramos articular o registro pedagógico, a memória, e o acervo de praticas de nossa escola.
    Logo que possivll postarei um exemplo de nosso trabalho,na Creche República Italiana;
    Más adorei o trabalho e pretendo também sugerir estilods de fotografar aprimeira infância,]
    Bom trabalho

    ResponderExcluir