sábado, 21 de março de 2009

"Caiu na rede é peixe"

Um dos aspectos sinalizados pelo vídeo da postagem anterior é a questão dos direitos autorais na internet. Uma reportagem de Carta Capital (on-line na íntegra aqui) aborda essa questão, do ponto de vista dos que criticam a violação a direitos autorais e dos que alegam usar a rede para disponibilizar cultura, sem fins lucrativos. Um trecho da matéria:

Tudo está disponível ali [na internet] para ser compartilhado em qualquer lugar do planeta, do recente filme Gomorra a Louco por Você, um disco cuja reedição é vetada há 48 anos por Roberto Carlos. No campo editorial, o Portal Detonando desenvolve o chamado Projeto Democratização da Leitura – Biblioteca Virtual Gratuita, de downloads de livros. “Compartilhar, nesses casos, é o equivalente a disponibilizar, que por sua vez é uma forma de distribuição. Conteúdo protegido por direito autoral só pode ser disponibilizado por seus titulares”, reage o diretor-executivo da APCM, Antonio Borges Filho.

Mas, à diferença do que aconteceu na fase da pirataria física, hoje não é uma máfia ou o crime organizado que desrespeitam os cânones do direito autoral. Os blogueiros, a maioria deles anônima, são em geral colecionadores de discos, DVDs e livros que descobriram nos blogs a chave para participar do processo cultural, compartilhando seus acervos privados com o resto do mundo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário