sábado, 26 de abril de 2008

Curso de História do Cinema na Cinemateca

A Cinemateca Brasileira promove, em parceria com o Departamento de Rádio, Televisão e Cinema da ECA/USP, um curso livre de História do Cinema Brasileira, com início em 6 de maio próximo. O módulo a ser ministrado pelo professor Eduardo Morettin, da ECA/USP, tem como tema “Humberto Mauro: uma trajetória entre o documentário e a ficção”. As inscrições começam em 29 de abril, e deverão ser feitas das 15h00 às 22h00 (de terça a domingo), na bilheteria da Sala Cinemateca / Petrobras. Mais informações após o “Leia Mais”.

Postado por Richard Romancini


UMA HISTÓRIA DO CINEMA NA CINEMATECA BRASILEIRA 06 de maio a 01 de julho de 2008

Curso livre em parceria com o Departamento de Rádio, Televisão e Cinema da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Sempre às terças, às 19h00, na Cinemateca Brasileira. Aberto ao público em geral. 150 vagas. Inscrições são gratuitas e devem ser feitas pessoalmente.

Aulas com Eduardo Victorio Morettin, professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da USP, historiador, pesquisador do cinema brasileiro e um dos organizadores do livro História e Cinema (Alameda, 2007).


Módulo XX Humberto Mauro: uma trajetória entre o documentário e a ficção

Inscrições a partir do dia 29 de abril de 2008, das 15h00 às 22h00 (de terça a domingo), na bilheteria da Sala Cinemateca / Petrobras.

Sala Cinemateca / Petrobras
Largo Senador Raul Cardoso, 207, próxima ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: 11 3512-6111 (ramal 215)
www.cinemateca.gov.br


PROGRAMAÇÃO Humberto Mauro: uma trajetória entre o documentário e a ficção


06.05 | TERÇA

Sala Cinemateca / Petrobras

19h00

Os Inconfidentes, de Humberto Mauro
Rio de Janeiro, 1936, 35mm, pb, 4' | Exibição em 16mm
Chegada à capital da República das cinzas dos inconfidentes mineiros, em 13 de março de 1936. Produzido pelo Instituto Nacional de Cinema Educativo - INCE.

Descobrimento do Brasil, de Humberto Mauro
Rio de Janeiro, 1937, 35mm, pb, 60’
Alvaro Costa, João de Deus, Manoel Rocha, Alfredo Silva,
A partida das 13 naus de Pedro Álvares Cabral, de Lisboa, e sua difícil trajetória pelo mar desconhecido. A chegada a uma nova terra marca o encontro amigável com o povo indígena. A paisagem do Novo Mundo fascina: os animais, as pessoas, as plantas. A realização da primeira missa harmoniza as relações entre os seres. Produzido pelo Instituto de Cacau da Bahia, Ministério da Educação e Cultura e INCE.


13.05 | TERÇA

Sala Cinemateca / Petrobras

19h00

Despertar da Redentora, de Humberto Mauro
Petrópolis,1942, 35mm, pb, 21' | Exibição em 16mm
Lydia Mattos
O filme narra um episódio da vida da Princesa Izabel, no ano de 1862, quando ela contava apenas 16 anos de idade. Nesta época já defendia os negros e pensava em abolir a escravidão. Baseado no conto O despertar da redentora, de Maria Eugênia Celso. Produzido Ministério da Educação e Cultura e Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE).

Os Bandeirantes, de Humberto Mauro
Rio de Janeiro, 1940, 35mm, pb, 45' | Exibição em 16mm
J.Silveira, Álvaro Pires, Fialho de Almeida, Judith de Andrade
A epopéia do desbravamento e da conquista do território, na procura do ouro e das pedras preciosas. As grandes bandeiras e os principais bandeirantes, destacando-se a figura de Fernão Dias e a lenda das esmeraldas, no famoso poema de Olavo Bilac. Produzido Ministério da Educação e Cultura e Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE).


20.05 | TERÇA

Sala Cinemateca / Petrobras

19h00

Argila, de Humberto Mauro
Rio de Janeiro, 1942, 35mm, pb, 90' | Exibição em 16mm
Carmen Santos, Celso Guimarães, Lydia Mattos, FlorianoFaissal
Admiradora de obras de arte e, em especial, da cerâmica de Marajó, jovem viúva compra uma cerâmica de objetos utilizados e a entrega a um talentoso artesão, para que desenvolva suas habilidades artísticas. Apaixonado pela patroa, o jovem desfaz seu namoro com uma moça da região. Alertada pelo pai da moça sobre o acontecido, a viúva, apesar de amá-lo secretamente, recusa o amor do ceramista.


27.05 | TERÇA

Sala Cinemateca / Petrobras

19h00

Um Apólogo: Machado de Assis 1839–1939, de Humberto Mauro
Rio de Janeiro,1939, 35mm, pb, 15' | Exibição em 16mm
Grace Moema, Júlia Dias, Déa Selva
Realizado por ocasião do centenário de nascimento de Machado de Assis, o filme faz uma breve biografia do escritor citando suas principais obras. Em seguida dramatiza o célebre apólogo da agulha e da linha. Produzido Ministério da Educação e Cultura e Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE).

Leopoldo Miguez, de Humberto Mauro
Rio de Janeiro, 1946, 35mm, pb, 13' | Exibição em 16mm
Evocação da figura e da obra do músico brasileiro. Produção do Ministério da Educação e Saude e do Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE).

Carlos Gomes (1836 – 1896): O Guarani – Invocação dos Aimorés, de Humberto Mauro
Rio de Janeiro, 1942, 35mm, pb, 11' | Exibição em 16mm
Alexandre de Lucchi, Reginaldo Calmon, Francisco Bruno,
Pequena biografia do músico e compositor Carlos Gomes realçando o concerto O Dio degli Aymoré, do 3o. ato do Guarani, considerado um dos mais belos trechos musicais da citada ópera. Produzido Ministério da Educação e Cultura e Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE).

Castro Alves, de Humberto Mauro
Rio de Janeiro, 1948, 35mm, pb, 21' | Exibição em 16mm
Evoca a vida e a obra do importal poeta baiano Castro Alves, focalizando sobretudo o papel desempenhado na abolição dos escravos e destacando alguns dos seus mais célebres poemas. Produzido Ministério da Educação e Cultura e Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE).

Alberto Nepomuceno, de Humberto Mauro
Rio de Janeiro, 1950, 35mm, pb, 12'
Aspectos da vida do compositor brasileiro, ressaltando trechos musicais da Série brasileira (Alvorada da Serra, Intermédio, A sesta da rede e batuque). Produzido Ministério da Educação e Cultura e Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE).


03.06 | TERÇA

Sala Cinemateca / Petrobras

19h00

Barão do Rio Branco, de Humberto Mauro
Rio de Janeiro, 1944, 35mm, pb, 30' | Exibição em 16mm
Evocação da figura e da obra do ilustre diplomata, focalizando os locais de suas atividades e os seus grandes feitos diplomáticos, especialmente nas questões de limites. Produzido Ministério da Educação e Cultura e Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE).

Ruy Barbosa, de Humberto Mauro
Rio de Janeiro, 1949, 35mm, pb, 30' | Exibição em 16mm
As fases culminantes da vida do grande estadista e jurisconsultor brasileiro, através de documentos e aspectos da Casa Ruy Barbosa. O filme focaliza sobretudo a atuação de Ruy na Conferência de Haia e a Campanha Civilista. Produzido Ministério da Educação e Cultura e Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE).

Segredo das Asas, de Humberto Mauro
Rio de Janeiro, 1944, 35mm, pb, 45' | Exibição em DVD
Lydia Mattos, Lygia Sarmento, Celso Guimarães,
Canto de louvor à bravura e ao destemor dos nossos primeiros pilotos aéreos da FAB. Produzido Ministério da Educação e Cultura e Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE).


17.06 | TERÇA

Sala Cinemateca / Petrobras

19h00

Série Brasilianas

Canções populares, de Humberto Mauro
Rio de Janeiro, 1945, 35mm, pb, 8’ | Exibição em DVD
Aspectos sugestivos da natureza brasileira, inspirados nas conhecidas canções populares Chuá Chuá e Casinha Pequenina. Produção do Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE).

Canções populares, de Humberto Mauro
Rio de Janeiro, 1948, 35mm, pb, 8’ | Exibição em DVD
Interpretação cinematográfica das canções populares Azulão e Pinhal. Produção do Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE).

Aboio e cantiga, de Humberto Mauro
Rio de Janeiro, 1954, 35mm, pb, 9’ | Exibição em DVD
Aboio é o canto com que o vaqueiro acalma a boiada. É melodia de caráter suave, um som prolongado e macio, que tem como que o dom de transformar o "bravo" em "manso". Produção do Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE).

Engenhos e usinas - Música folclórica brasileira, de Humberto Mauro
Rio de Janeiro, 1955, 35mm, pb, 8’ | Exibição em 16mm
O filme mostra um engenho antigo em funcionamento, o abandono a que foi relegado e uma usina dos nossos dias. Produzido Ministério da Educação e Cultura e Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE).

Cantos de trabalho - Música folclórica brasileira, de Humberto Mauro
Rio de Janeiro, 1955, 35mm, pb, 10’ | Exibição em DVD
São inúmeras as atividades humanas que encontram incentivos em músicas adequadas e comum o trabalho executado ao ritmo dessas músicas. O filme foi inspirado nos conhecidos cantos Pilão, Barqueiro e Canto da Pedreira. Produção do Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE).

Manhã na roça – O carro de bois, de Humberto Mauro
Rio de Janeiro, 1956, 35mm, pb, 8’ | Exibição em DVD
O cotidiano da roça. O amanhecer, com os porcos e as galinhas sendo alimentadas. Descrição detalhada do carro de bois, principal transporte de carga no meio rural. Produção do Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE).

Meus oito anos – Canto escolar, de de Humberto Mauro
Rio de Janeiro, 1956, 35mm, pb, 11’ | Exibição em 16mm
Interpretação cinematográfica em canto e declamação do poema homônimo de Casimiro de Abreu. Produzido Ministério da Educação e Cultura e Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE).


24.06 | TERÇA

Sala Cinemateca / Petrobras

19h00

A velha a fiar, de Humberto Mauro
Rio da Janeiro, 1964, 35mm, pb, 10'
Matheus Collaço
Filme ilustrativo da velha canção popular do interior do Brasil, usando como fundo aspectos tipos e costumes das velhas fazendas em decadência. Produzido pelo Ministério da Educação e Cultura e pelo Istituto Nacional de Cinema Educativo (INCE).

O canto da saudade, de Humberto Mauro
Volta Grande, 1952, 35mm, pb, 83' | Exibição em 16mm
Mário Mascarenhas, Cláudia Montenegro, Alfredo Souto de Almeida, Lourival Coutinho
Coronel Januário candidata-se a prefeito da cidade. Maria Fausta, afilhada do coronel, é cortejada por Galdino, acordeonista da região, mas namora João do Carmo às escondidas do pai. Durante a campanha eleitoral, a moça desaparece. Após intensas buscas, Galdino a localiza, junto com seu namorado, em um esconderijo arrumado pelos padrinhos. O casal retorna e o coronel promove o casamento. Durante a festa, percebe a ausência de Galdino, que havia partido. Segundo a lenda da região, em certos dias, quem passa perto do canavial pode ouvi-lo tocando, triste, a sanfona, saudoso do amor da cabocla


01.07 | TERÇA

Sala Cinemateca / Petrobras

19h00

Carro de Bois, de Humberto Mauro
Volta Grande, 1974, 16mm, cor, 10' | Exibição em DVD
Praticamente superado pela modernas técnicas, o carro-de-bois ainda faz parte das paisagens de nosso sertão, indo aonde o caminhão não vai, numa mistura de utilidade e poesia, transportando o mais variado tipo de carga. O filme mostra como ele é feito, e o artesão que o fabrica.

Mauro, Humberto, de David Neves
Rio de Janeiro, 1975, 35mm, cor, 21'
O cotidiano do cineasta em sua casa (Volta Grande – MG) e em seu escritório no antigo Instituto Nacional de Cinema, e atual Embrafilme. Além de um depoimento do diretor, entrevistas com Alex Viany e Glauber Rocha.

Inocência, de Walter Lima Jr.
Rio de Janeiro, 1983, 35mm, cor, 118’
Fernanda Torres, Edson Celulari, Sebastião Vasconcelos, Fernando Torres
No Brasil imperial, um médico itinerante apaixona-se por uma moça acometida de malária. Seu amor é correspondido. Entretanto, a relação entre os dois é ameaçada pelo pai da menina, um velho déspota, que já a prometeu a um rico fazendeiro da região. Baseado no romance homônimo de Visconde de Taunay.


Bibliografia

ALMEIDA, Claudio A. O cinema como "agitador de almas": 'Argila', uma cena do Estado Novo. São Paulo, Annablume, 1999.

ANDRADE, Rudá. Cronologia da cultura cinematográfica no Brasil. São Paulo, Fundação Cinemateca Brasileira, 1962.

ALMEIDA, Joaquim Canuto Mendes de. Cinema contra cinema: bases gerais para um esboço de organização de cinema educativo no Brasil. São Paulo, São Paulo Ed., 1931.

ARAÚJO, Roberto A. de. O cinema sonoro e a educação: tese. S.l.e., ?, 1939.

AUMONT, Jacques e MARIE, Michel (orgs.) Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas, SP, Papirus Editora, 2003.

AUTRAN, Arthur. Alex Viany : crítico e historiador. São Paulo, Perspectiva, 2003.

BERNARDET, Jean Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo, Brasiliense,1985.

_______. Cinema brasileiro: propostas para uma história. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979.

_______. Historiografia clássica do cinema brasileiro. Metodologia e pedagogia. São Paulo, Annablume, 1995.

_______. Piranha no Mar de Rosas. São Paulo, Nobel, 1982.

CALIL, Carlos A. e MACHADO, Maria T. (orgs.). Paulo Emílio: um intelectual na linha de frente. São Paulo/Rio de Janeiro, Brasiliense/Embrafilme, 1986.

CAPOVILLA, Maurice. O descobrimento do Brasil e Bandeirantes. In: Festival de Arte Cinematográfica, s.d., p. 19 - 20.

CESAR, Ana Cristina. Literatura não é documento. Rio de Janeiro, Funarte, 1980.

CONTIER, Arnaldo. Estado Novo - Música, Nação e Modernidade: os anos 20 e 30. Tese de livre-docência. São Paulo, Universidade de São Paulo, FFLCH, 1988, 2 vols.

DA-RIN, Silvio. Espelho Partido. Tradição e transformação do documentário. Rio de Janeiro, Azougue Editorial, 2004.

GALVÃO, Maria Rita. Crônica do cinema paulistano. São Paulo, Ática, 1975.

_______ e BERNARDET, Jean-Claude. Cinema - Repercussões em caixa de eco ideológica. São Paulo, Brasiliense/Embrafilme, 1983

GARCIA, Nelson Jahr. Estado Novo. Ideologia e propaganda política. São Paulo, Ed. Loyola, 1982.

GATTI, José. (Re)Descobrimento do Brasil. Revista Famecos, 7: 134 - 141, novembro de 1997.

GOMES, Paulo Emilio Salles. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. Rio de Janeiro, Paz e Terra/Embrafilme, 1980.

_______. Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte. São Paulo, Perspectiva/Universidade de São Paulo, 1974.

_______ e GONZAGA, Adhemar. 70 anos de cinema brasileiro. Rio de Janeiro, Ed. Expressão Cultura, 1966.

GONZAGA, Alice. 50 anos de Cinédia. Rio de Janeiro, Record, 1987.

GOULART, Silvana. Sob a verdade oficial. Ideologia, propaganda e censura no Estado Novo. São Paulo, Marco Zero/CNPq, 1990.

JOHNSON, Randal. Documentary discourses and national identity: Humberto Mauro's Brasiliana Series and Linduarte Noronha's Aruanda. In: Nuevo Texto Critico, 11 (21-22): 193 – 206, jan/dez. 1998.

LABAKI, Amir. Introdução ao documentário brasileiro. São Paulo, Francis, 2006.

LE GOFF, Jacques. Documento/monumento. In: ROMANO, Ruggiero (org.), Enciclopédia Einaudi, Memória - História. S.l.p., Imprensa Nacional - Casa da Moeda,1984, p. 95 – 106. vol. 1.

MACIEL, Ana Carolina. Humberto Mauro e o INCE. Cinemais, (34): 238 – 263, abr.-jun. 2003.

MORETTIN, Eduardo Victorio. Cinema e História: uma análise do filme ‘Os Bandeirantes’. Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo, ECA, 1994.

_______. Humberto Mauro. Alceu. Revista de Comunicação, Cultura e Política. 8 (15): 48 – 59, jul./dez. 2007.

_______. A Inconfidência Mineira vista pelo Cinema. In: GOLDSTEIN, Norma Seltzer. Roteiro de Leitura: ‘Romanceiro da Inconfidência’ de Cecília Meireles. São Paulo, Ed. Ática, 1998, p. 100 – 107.

_______. Os limites de um projeto de monumentalização cinematográfica: uma análise do filme ‘Descobrimento do Brasil’ (1937), de Humberto Mauro. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, ECA, 2001.

_______. A representação da história no cinema brasileiro (1907 - 1949). Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Nova Série. 5: 249 – 271, jan./dez. 1997.

MAURO, Humberto. Roteiro de Velhas Fazendas Mineiras. Filme Cultura, (3): 20 – 23, jan. – fev. 1967.

MOURA, Roberto. A transcendência dos mestres na obra de Humberto Mauro. Cinemais, (35): 236 – 255, jul.-set. 2003.

NEVES, David. Telégrafo visual: crítica amável de cinema. Organização e introdução Carlos Augusto Calil. São Paulo: Editora 34, 2004.

NÚNEZ, Fabián. Humberto Mauro: um olhar brasileiro - a construção de um pensamento nacionalista cinematográfico no Brasil. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal Fluminense, 2003.

NORONHA, Jurandyr. No tempo da manivela. Rio de Janeiro, Editora Brasil-América, Kinart e Embrafilme, 1987.

RAMOS, Fernão. Hirszman e Mauro, documentaristas. Estudos de Cinema, (3): 191 – 216, 2000.

_______ (org.). História do cinema brasileiro. São Paulo, Art Ed., 1987.

_______ e MIRANDA, Luiz Felipe Miranda (orgs.). Enciclopédia do Cinema Brasileiro. São Paulo, Editora Senac, 2000

ROCHA, Glauber. Revisão crítica do cinema brasileiro. Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira, 1963.

SALIBA, Maria Eneida Fachini. Cinema contra Cinema. O cinema educativo de Canuto Mendes (1922 – 1931). São Paulo, Annablume/FAPESP, 2003.

SCHVARZMAN, Sheila. Humberto Mauro e as imagens do Brasil. São Paulo, Editora UNESP, 2004.

SCHWARTZMAN, Simão, BOMENY, Helena e COSTA, Vanda. Tempos de Capanema. Rio de Janeiro/São Paulo, Paz e Terra/EDUSP, 1984.

SERRANO, Jonathas e VENÂNCIO FILHO, Francisco. Cinema e Educação. São Paulo/Rio de Janeiro, Caieiras/Melhoramentos, 1931 (?).

SILVA, Mateus Araújo. Grandeza e limites de Humberto Mauro. Cinemais, (7): 67 – 79, set.-out. 1997.

SIMIS, Anita. Estado e Cinema no Brasil. São Paulo, Annablume/FAPESP, 1996.

SOUZA, Carlos Roberto de. Catálogo – Filmes produzidos pelo INCE. Rio de Janeiro, Fundação Cinema Brasileiro, 1990. Mimeografado.

_______. Cinema em Tempos de Capanema. In: Helena Bomeny (org.), Constelação Capanema: intelectuais e políticas. Rio de Janeiro, Editora FGV/Universidade São Francisco, 2001, p. 153 – 182.

_______. A Fascinante Aventura do Cinema Brasileiro. São Paulo, Cinemateca Brasileira, 1981.

_______. Humberto Mauro. In: COSTA, João Bénard (dir). Cinema Brasileiro. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian e Cinemateca Portuguesa, 1987, p. 105 - 120.

SOUZA, José Inacio de Melo. O Estado contra os Meios de Comunicação (1889 – 1945). São Paulo, Annablume/FAPESP, 2003.

TEIXEIRA, Francisco Elinaldo (org). Documentário no Brasil. Tradição e Transformação. São Paulo, Summus Editorial, 2004.

VIANY, Alex (org.). Humberto Mauro: sua vida, sua arte, sua trajetória no cinema. Rio de Janeiro, Artenova/Embrafilme, 1978.

_______. Introdução ao cinema brasileiro. Rio de Janeiro, MEC/INL, 1959.

XAVIER, Ismail. D. W. Griffith - O nascimento de um cinema. São Paulo, Brasiliense, 1984.

_______. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. 2ª ed. revisada, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984.

_______. De monumentos e alegorias políticas: a Babilônia de Griffith e a dos Taviani, Estudos de Cinema, (2): 125 – 152, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário