quinta-feira, 10 de abril de 2008

Temas midiáticos polêmicos na escola

A equipe de som Furacão 2000 foi condenada pela Justiça Federal de Porto Alegre a pagar R$ 500 mil de indenização pelo CD Tapinha, que incluía a música “Um Tapinha Não Dói”. Veja a notícia completa aqui.

A decisão foi de um juiz da 7ª Vara Cível Federal, que entendeu que a música incita a violência contra a mulher. A indenização deve ser paga ao Fundo Federal em Defesa dos Direitos da Mulher.

Nunca tinha escutado essa música inteira, e procurei no site SkreemR se alguém colocara-a na rede, pois fiquei curioso em ouvi-la para formar uma opinião. Encontrei e gerei o tocador abaixo.

MCS Naldinho & Beth - Tapinha


Found at skreemr.com

Embora repudie a violência contra a mulher, não me pareceu que a canção chega a incitá-la, de modo explícito pelo menos. Mas qual é sua opinião? O juiz fez bem em condenar o MC Naldinho, autor da música? Responda na enquete ao lado (abaixo do logo do NCE), queremos saber a opinião dos cursistas do Mídias e outros visitantes do blog.

Outra questão importante: qual o papel do educador quando algum conteúdo polêmico como esse “invade” a sala de aula através da mídia. Dê sua opinião no espaço de comentários desse post e se já viveu alguma experiência escolar desse tipo, relate-nos.

Postado por Richard Romancini

2 comentários:

  1. Colegas,
    Sem discurso moralista, mas essas e outras letras, carregas ou não de performances vulgares são sim condenáveis. Contudo, condenável também é a imoralidade que vemos dia a dia nas matérias sobre corrupção, violência entre outras coisas bárbares da vida pública e privada.
    beijos
    Kassandra (KK)

    ResponderExcluir
  2. A linguagem musical não "invade" a sala de aula, percebo que ela "faz parte" do cotidiano escolar. Assim como desde o carnaval, a música, se é que se pode chamar de música, Créu, Crew...está no alunado, há necessidade do professor perfazer o caminho: levar o tema para a reflexão, letra e música, o que levao sucesso momentâneo deste hit... o professor pode partir deste hit e desflolhar todo um conteúdo teórico transdisciplinar...

    ResponderExcluir