sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

O polêmico "docx"

Alguns cursistas colocaram arquivos de extensão “docx” na Biblioteca do e-ProInfo. Na minha ignorância, pensei que era um formato de processador de texto de código aberto. Ao contrário! É a extensão nova de documentos do Word 2007 (na verdade, todos os aplicativos do Office receberam esse “x” no final das extensões antigas). Pelo que apurei, a mudança leva à produção de um arquivo de tamanho menor. Mas o formato não é normalmente lido pelas versões anteriores do Word. A Microsoft permite resolver esse problema, desde que o usuário baixe e instale um pacote de compatibilidade, disponível no centro de download da empresa (aqui).

Outra opção para abrir arquivos “docx” em versões antigas do Word é utilizar sites com serviços de conversão, como o DOCX2DOC e o Zamzar. Utilizei este, que tem a vantagem de permitir muitos tipos de mudança de extensão (para odt, pdf etc.), além da para doc.

Por outro lado, o usuário do Word 2007 pode continuar salvando documentos no formato mais comum (doc), basta “salvar como” nesta extensão. O que é útil principalmente se pretende transmitir o arquivo para outra pessoa, que talvez não tenha a última versão do processador de texto da Microsoft.

Postado por Richard Romancini

Um comentário: