sábado, 1 de março de 2008

Adeus, Netscape

Todo mundo que usava a Internet no início da popularização da rede no Brasil deve lembrar do excelente navegador Netscape (o gerenciador de e-mails dele, o Communicator, também era muito bom). Ele foi o navegador mais utilizado em todo o mundo, até que a Microsoft deflagrou a “guerra dos browsers” (o verbete da Wikipédia, aqui, é bem esclarecedor sobre esse episódio). O gráfico abaixo, também da Wikipédia, mostra como o Netscape era largamente usado e foi perdendo terreno para o navegador da Microsoft.
A empresa Netscape acabou sendo comprada pela AOL, em 1999, e o suporte ao navegador acabará (leia informe aqui) hoje. Porém, os criadores do Netscape tiveram a inteligência de abrir o código do navegador, dando início ao projeto Mozilla, que suporta o navegador - muito bom, sobretudo se você tem um computador com poucos recursos - Firefox (para baixar, aqui) e também o projeto, que inclui browser, SeaMonkey (aqui).

Postado por Richard Romancini

Um comentário:

  1. É Richard,
    Nos primórdios da Internet, eu usava o Mosaico. Ele era bem "bonitinho", mas logo foi substituído pelo Netscape. Daí, a Microsoft, percebendo a tendência e a potencialidade da usabilidade doméstica, apostou na Internet. A guerra dos browser parece ter uma batalha perdida, mas acredito que a guerra ainda não terminou.
    Não uso o Internet Explorer e me sinto perdida nas novas versões. Sou adepta do Mozilla Fire Fox...
    Beijos
    KK

    ResponderExcluir