Já foram as novelas de cavalaria (vide o Dom Quixote), os quadrinhos, as fotonovelas, a TV... A discussão nunca termina. Agora são os games. O consumo de certos produtos culturais de massa pode fazer mal aos indivíduos e à sociedade?
Como se sabe - vide notícia aqui no site Arena - os games “Counter-Strike” e “Everquest” foram proibidos. Há quem veja nisso censura e desinformação.
Na opinião do sociólogo Sérgio Amadeu trata-se um caso de violação à liberdade de expressão. Além disso, ele nota que: “Um dos países em que os games violentos são mais disseminados é o Japão, outro é a Coréia. Neles os índices de violência não chegam nem perto dos registrados na Zona Sul de São Paulo, onde existem pouquíssimos computadores. A maior causa da violência na sociedade brasileira é a desigualdade e as péssimas condições de ensino. É a exclusão digital que cria mais revolta que o uso livre dos computadores para a diversão”. A íntegra do argumento de Amadeu está aqui.
quinta-feira, 24 de janeiro de 2008
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