domingo, 11 de novembro de 2007

A tecnologia em "2001: uma odisséia no espaço"


Uma das mais famosas seqüências do filme 2001: uma odisséia no espaço (1968), de Stanley Kubrick, faz um comentário visual muito inteligente sobre o significado da tecnologia na vida humana. Primeiro há a cena de um ser meio homem, meio macaco, que descobre a possibilidade de utilizar um osso como ferramenta. E de sua explosão de vigor - da qual resulta o lançamento do artefato -, Kubrick corta para uma cena na qual a nave com os astronautas percorre o espaço.

Do domínio básico das condições de vida às conquistas galácticas, a tecnologia coloca-se como uma possibilidade de fazer aflorar o lado mais transformador e realizador do ser humano. Mas, como também mostra 2001, na loucura do computador Hall, a tecnologia pode ser um instrumento de alienação do homem, quando este é escravizado por ela.

Se você não conhece a seqüência de 2001 mencionada, veja abaixo, notando que o mais significativo - no contexto de interesse aqui - começa a partir dos 4:50min do filme até o seu fim, poucos minutos depois.


Um comentário:

  1. Richard,
    ficou maravilhoso, poderia continuar até chegar no Matrix, que tal? Adoraria te ajudar se for preciso.
    Parabéns!

    ResponderExcluir