terça-feira, 20 de outubro de 2015

Arte em destaque
Mahana no atua (1894) - Gaugin


“Quando Gauguin regressou à França em 1893, ele passou a maior parte de seu tempo em Paris promovendo seu trabalho e escrevendo e ilustrando Noa Noa, um relato ficcional de sua experiência taitiana. Dia dos Deuses (Mahana nenhum Atua), uma das poucas pinturas de Gauguin concluídas durante este período, está intimamente relacionado com o seu projeto literário. Situado numa paisagem taitiana à beira-mar, a composição é dividida em três faixas horizontais. No topo, ilhéus realizam um ritual perto de uma escultura imponente. Como muitas figuras das imagens taitianas de Gauguin, a escultura monumental foi derivado não de religião local, mas a partir de fotografias de relevos esculpidos que adornam o complexo do templo budista em Borobudur (Java). Na faixa do meio, três figuras simetricamente dispostas são colocadas contra um campo de terra rosa, em poses que podem significar o nascimento, vida e morte. A mulher no centro, formalmente ligada à escultura no topo, é semelhante em aparência a outras representações de mulheres do Taiti que Gauguin usava ​​para sugerir a figura cristã de Eva no paraíso. A parte inferior da composição evoca brilhantes, contrastando tons refletidos na água. O estilo pós-impressionista de Gauguin, define-se por uma tendência decrescente para representar objetos reais e pelo uso expressivo de formas planas, curvas de cor vibrante, e influenciou muitos pintores abstratos do início do século 20.”

Via: WikiArt.

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