sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Protagonismo e colaboração: jovens se apropriam do espaço virtual para expressão e comunicação


Maria Izabel Leão

Com a popularização das redes sociais e da internet, muitos jovens estão se mostrando protagonistas no meio digital, utilizando as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) para não apenas se apropriar da cultura letrada, como também para criar e divulgar no ambiente on-line suas produções – poemas, contos, crônicas, resenhas, desenhos, fotos etc. Dessa forma, buscam expressar e compartilhar sentimentos, ideias e opiniões.

Uma dessas iniciativas é o Cronicanto. Seus criadores são jovens cronistas que se conheceram na semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, em Natal (RN), no ano de 2012. Vindos de diferentes localidades, de norte a sul do país, os jovens que se tornariam os criadores desse ambiente construíram laços de amizade e os fortificaram ainda mais no ambiente virtual, o que os levou à ideia de criar um espaço em que pudessem expor seus textos a outras pessoas.

No blog, cada cronista produz o seu texto e o envia para ser publicado, de acordo com o planejamento elaborado pelo grupo. Quem orquestra as publicações é a coordenadora, cronista e editora do ambiente, Aline Andrade, de 17 anos, moradora de Cruzeiro do Sul (AC). Aline conta que o blog já tem 24 autores, entre eles 5 homens. Muitos dos participantes revelam ter dificuldades em se expressar oralmente e encontraram no espaço virtual a oportunidade de comunicar o que pensam, como sentem e veem o mundo.

Continue lendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário