quarta-feira, 4 de junho de 2014

Internet, redes sociais e linguagem


Cristina Caldas

Enviar mensagem de texto usando o celular, comentar o status do amigo no Facebook, inserir postagens em blogs, tuitar sobre a notícia que acaba de ser publicada, enviar e-mails, escrever um texto curto para compor o meme do momento... Esses são apenas alguns exemplos de usos, cada vez mais frequentes, da língua em sua forma escrita, nos últimos vinte anos.

A expansão do acesso à internet e o desenvolvimento de inúmeras redes sociais possibilitam uma interação histórica entre pessoas, em tempo real, juntamente com a disseminação rápida de uma enorme quantidade de informações provenientes de diferentes locais do mundo. Só no Brasil, o total de pessoas com acesso à internet no terceiro trimestre de 2012 foi de 94,2 milhões, segundo dados do Ibope Nielsen Online. Outra pesquisa, também do Ibope, divulgada no último mês de janeiro, mostrou que naquele mês os brasileiros conectados ficaram quase 10h30 navegando em redes sociais.

Mas como tal conectividade e participação dos usuários da internet em redes como Twitter, Tumblr, Instagram, Pinterest, Reddit, Facebook, YouTube e LinkedIn, entre tantas outras, têm impactado a linguagem?

Continue lendo.

Um comentário:

  1. Ótimo post, o li inteiro, parabéns por divulgar aqui !
    O blog todo é ótimo, parabéns. Falando nisso, tenho uma proposta a voces, se for do interessa, me contate no breno.500.oliveira @ gmail.com

    Abraços!

    ResponderExcluir