quarta-feira, 18 de setembro de 2013

E-book: Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física


O livro Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física (é possível fazer download gratuito mediante cadastro), de Eder Pires de Camargo, resulta de estudos do autor sobre o tema da inclusão educativa, no ensino de Física, disciplina na qual as estratégias didáticas tradicionais com frequência requerem o uso da visão.

“Tal abordagem pode limitar a aprendizagem de alunos com e sem deficiência visual. A audição e a visão permitem percepções sintéticas (que nos levam a sintetizar o que ouvimos e vemos). Por outro lado, uma abordagem multisensorial, que também considere o tato, viabiliza percepções analíticas que nos fazem construir o todo por meio da análise das partes [...] Tomemos como exemplo a óptica, comumente associada à capacidade de ver para entender. Um cego de nascimento não fará construções visuais sobre as cores, não pensará no azul ou no amarelo. Mas pode construir significados sobre uma série de outros conceitos, como o comportamento da luz sob a forma de partículas ou ondas, trajetórias e refração, desde que se crie canais de comunicação para tanto”, observou Camargo numa entrevista.

Nessa perspectiva, a obra traz uma contribuição ao propor atividades desenvolvidas, com a preocupações quanto à inclusão, por futuros professores e avaliá-las durante os cursos de licenciatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário