quarta-feira, 10 de julho de 2013

Ciência na música popular brasileira



Ildeu de Castro Moreira e
Luisa Massarani

A música é uma das artes mais ligadas à matemática e à física. Até os albores do século XVI, ela era considerada um ramo da matemática. No período medieval, constituía uma de suas disciplinas, integrando o quadrivium: aritmética, geometria, astronomia e música. Tomava-se, então, como música, os seus aspectos teóricos, sem ligação direta com sua execução prática. A música é uma arte escorada em medidas precisas, o que garante nova aproximação com a ciência, e tem uma base física importante: são os sons afinados pela cultura que a constituem. Por outro lado, ela foi usada muitas vezes como metáfora e como inspiração para interpretar o mundo, em particular nos modelos cosmológicos, ou em tentativas de descrever a estrutura da sociedade humana.

Além dessas ligações entre música, matemática e física, outros aspectos emergem nas suas relações com a ciência: a construção de instrumentos musicais, que guarda ligação direta com o conhecimento físico e tecnológico da matéria e da acústica; as relações profundas entre o tempo, conceito central da ciência moderna, e a música, seus ritmos e frequências; o comportamento sonoro, que inspirou modelos para a descrição da luz e que possibilitou posteriormente avanços importantes nos meios de comunicação; as mudanças profundas que a ciência e a tecnologia possibilitaram na reprodução em massa das obras de arte, aqui incluída a música; as conexões culturais mais amplas, subjacentes tanto à música como à ciência, dois componentes da atividade criativa humana, individual ou coletiva.

O objetivo deste artigo é explorar, de forma preliminar, um aspecto dessa relação complexa entre ciência e música: como, nas letras de canções da música popular brasileira, surgem e se expressam temas e visões sobre a ciência, a tecnologia e seus impactos na vida moderna. Essa análise pode ser interessante para um exercício interdisciplinar, ainda mais porque a música carrega elementos motivadores, com potencial para despertar o interesse por determinado tema ou acontecimento, particularmente entre os jovens.

Continue lendo

(Acima, vídeo em que Gilberto Gil e orquestra ensaiam a canção “Quanta”.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário