segunda-feira, 22 de julho de 2013

Animando a segunda
Franz Kafka / A metamorfose de Mr. Samsa


Franz Kafka de Piort Dumala from Bastante Animados on Vimeo.

O ano de 2013 marca os 130 anos de nascimento do escritor tcheco, de expressão alemã, Franz Kafka (nascido em 3 de julho de 1883). Para comemorar, vamos mostrar duas animações de autores experimentais baseadas no universo do autor de O processo.

Acima, está a animação Franz Kafka (1991) do polonês Piort Dumala, que aproveita fragmentos dos diários do escritor, bem como remissões a suas obras, para narrar momentos da vida de Kafka. Neste filme, já há o uso da técnica de stop-motion, criada por Dumala, chamada de "animação destrutiva", isto é, o filme é elaborado pela sucessão de imagens pintadas em gesso, o que dá ao trabalho uma textura particular.

O filme seguinte, abaixo, A metamorfose de Mr. Samsa (1977), da estadunidense Caroline Leaf, também utiliza uma técnica criada pela autora: a animação com areia de praia sobre um fundo de luz, o que dá a esta obra um clima surreal, adequado ao tema da famosa novela kafkaniana de um homem que, ao acordar, descobre-se metamorfoseado num gigantesco inseto. (Você pode ver um tradução desta narrativa de Kafka aqui.)


La metamorfosis de Mr. Samsa de Caroline Leaf from Bastante Animados on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário