sábado, 4 de maio de 2013

A leitura compartilhada do jornal e o desenvolvimento da capacidade leitora



A monografia A leitura compartilhada e o desenvolvimento da capacidade leitora a partir do uso do jornal impresso, defendida no curso Mídias na Educação (SP), em 27 de abril, caracterizou-se por uma adequação entre o problema de pesquisa e a proposta metodológica. A autora utilizou, entre outras técnicas, gravações em vídeo de situações de aula para analisar o modo como o jornal era utilizado para desenvolver a capacidade leitora dos estudantes. Nessa perspectiva, a autora fez observações e análises que dialogaram com a discussão teórica sobre o tema em questão. Os resultados do estudo, como outras monografias do Mídias na Educação, enfatizam a importância do professor e de sua formação. O uso da mídia, o uso do jornal que se seleciona (favorecendo uma leitura real) e a formação do professor mostraram-se, assim, eixos significativos para a formação do leitor na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário