segunda-feira, 22 de abril de 2013

Animando a segunda
Kachtanka



Considerado um dos melhores, e mais emotivos, contos do escritor russo Anton Tchekhov, Kachtanka (ruivinha) é a história da cadelinha de mesmo nome, que se perde do dono, um trabalhador manual, com quem vivia em condições difíceis, e é adotada por um palhaço. A narração é do ponto de vista do animal, destacando seus sentimentos e preocupações.

A adaptação fílmica acima, de 1952, é uma obra russa (ou soviética), considerada uma das melhores animações da década mencionada. O enredo do conto e do filme é simples, porém possui diversas possibilidades de leitura. À luz da biografia de Tchekhov, o texto é visto como uma alegoria sobre o conflito entre a vocação original de um indivíduo (no caso do autor, a medicina) e o mundo da arte; sobre a irracionalidade do amor, ou ainda a mais simples: sobre a lealdade e simplicidade dos animais.

O filme possui legendas em português, que -- caso não apareçam -- podem ser acionadas pelo tocador do YouTube. Há uma versão fílmica russa mais recente, também em animação, de 2004, desta história, que você pode ver neste link (no caso, existe legenda em espanhol).

Nenhum comentário:

Postar um comentário