quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Bibliografia on-line
Histórias em quadrinhos e Educação (repostagem)

Os textos abaixo estão, na maior parte, disponíveis na internet. Caso deseje, faça novas indicações no espaço de comentários.
ALVES, José Moysés. Histórias em quadrinhos e educação infantil. Psicol. cienc. prof., v.21, n.3, set. 2001.

ANDRAUS, Grazy. Atualizando a educação: as histórias em quadrinhos (HQ) e a importância das imagens para um equilíbrio sistêmico dos hemisférios direito e esquerdo do cérebro. Educação & Linguagem, Vol. 13, No 22, p. 169-191, 2010.

ANDRAUS, Gazy. As histórias em quadrinhos como informação imagética integrada ao ensino universitário. Tese de doutorado em Comunicação, São Paulo, USP, 2006.

ARAÚJO, Gustavo Cunha de. Criação e técnica: as histórias em quadrinhos como recurso metodológico para o ensino de arte. Monografia de graduação em Educação Artística. Uberlândia, UFU, 2009.

ARAÚJO, Gustavo Cunha de; COSTA, Maurício Alves da; COSTA, Evânio Bezerra da. As histórias em quadrinhos na educação: possibilidades de um recurso didático-pedagógico. A MARgem - Estudos, ano 1, n. 2, p. 26-36, jul./dez. 2008.

BIM, Silvia Amélia. HagaQue: editor de historia em quadrinhos. Dissertação de mestrado em Ciência da Computação. Campinhas (SP), UNICAMP, 2001.

BONIFACIO, Selma de Fatima. História e(m) quadrinhos: análises sobre a História ensinada na arte sequencial. Dissertação de mestrado em Educação, Curitiba, UFPR, 2005.

BARBOSA, Alexandre Valença Alves. Histórias em quadrinhos sobre a História do Brasil na década de 50: A narrativa dos artistas da Ebal e outras editoras. Dissertação de mestrado em Comunicação, São Paulo, USP, 2006.

BARI, Valéria Aparecida. O potencial das histórias em quadrinhos na formação de leitores: busca de um contraponto entre os panoramas culturais brasileiro e europeu. Tese de doutorado em Ciência da Informação, São Paulo, USP, 2008.

BARI, Valéria Aparecida; WERGUEIRO, Waldomiro. As histórias em quadrinhos para a formação de leitores ecléticos: algumas reflexões com base em depoimentos de universitários. Comunicação & Educação, Ano XII, n. 1, jan/abr 2007.

CALAZANS, Flávio. História em quadrinhos na escola. São Paulo, Paulus, 2004.

CARUSO, Francisco; SILVEIRA, Cristina. Quadrinhos para a cidadania. Hist. ciênc. saúde-Manguinhos, Vol. 16, n.1, p. 217-236, jan.-mar. 2009.

CLAUDINO, Valentina Imaculada. A atividade de leitura de histórias em quadrinhos/tiras na formação do leitor crítico: um estudo no programa Ação Cidadã. Dissertação de mestrado em Linguística, São Paulo, PUC/SP, 2008.

CORDEIRO, Lilyane Ramalho. Limites e Possibilidades das Histórias em Quadrinhos como mediadora de Educação Ambiental. Monografia de especialização em Ensino de Ciências, Rio de Janeiro, UERJ, 2006.

DUARTE, André Damasceno Brown. Histórias em quadrinhos sobre culturas afro-descendentes na educação. Dissertação de mestrado em Educação, Rio de Janeiro, UERJ, 2006.

FRONZA, Marcelo. O significado das histórias em quadrinhos na educação histórica dos jovens que estudam no ensino médio. Dissertação de mestrado em Educação, Curitiba, UFPR, 2007.

GONÇALVES, Sheila Natálio dos Santos; CACIONE, Cleusa Erilene dos Santos. Histórias em Quadrinhos como Recurso na Educação Musical. XVII Encontro Nacional da ABEM, São Paulo, 08 a 11 de outubro de 2008.

GRALIK, Thais Paulina. As Histórias em Quadrinhos no Ensino de Artes Visuais na Perspectiva dos Estudos da Cultura Visual. Dissertação de mestrado em Artes Visuais, Florianópolis, UDESC, 2007.

GUIMARÃES, Edgard. História em quadrinho como intrumento educacional. 24º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Campo Grande/MS, setembro 2001.

INÁCIO, Cleoni Fanelli. Na escola com as histórias em quadrinhos. Comunicação & Educação, vol. 26, p. 101 a 104, jan./abr. 2003.

KAMEL, CLáudia; DE LA ROCQUE, Lúcia. Quadrinhos como recurso didático em tópicos de biociências e saúde. Enseñanza de las Ciencias, número extra, VII Congreso, 2005.

LAMBERTI. Maria Antonia. Produção de histórias em quadrinhos em ambientes informatizados com alunos em processo de alfabetização. Dissertação de mestrado em Educação, Maringá, UEM, 2008.

LISBÔA, Eliana Santana; BOTTENTUIT JÚNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira. Desenho em quadrinhos online: vantagens e possibilidades de utilização em contexto educativo. Paidéia, Vol. 2 – N°1 – JUN 2009.

LISBÔA, Lívia Lüdke. Histórias em quadrinhos como local de aprendizagem: saberes ambientais e a formação de sujeitos. Dissertação de mestrado em Educação, Santa Maria, UFSM, 2008.

LOVETRO. José Alberto. Quadrinhos - a linguagem completa. Comunicação & Educação, Vol. 1, No 2, p. 94-101, 1995.

MATTAR, Marileize França. A construção do processo de leitura em língua inglesa do gênero tiras em quadrinhos no 7º ano do ensino fundamental. Dissertação de mestrado em Letras, Rio Branco, 2010.

MENDONÇA, Márcia Rodrigues de Souza. Ciência em quadrinhos: recurso didático em cartilhas educativas. Tese de doutorado em Letras, Recife, UFPE, 2008.

NORNBERG, Igor Ferreira. Ciência em revista: a construção de conhecimentos científicos através da utilização de histórias em quadrinhos. Dissertação de mestrado em Educação, Porto Alegre, PUC/RS, 2008.

PAROLISI, Claudia Mara Piloto da Silva. Dos quadrinhos aos quadrões: educomunicação e semiótica: uma proposta de leitura verbo-visual a serviço do multiletramento. Dissertação de mestrado em Comunicação, Marília, UNIMAR, 2007.

PESSOA, Alberto Ricardo; UTSUMI, Luciana Miyuki Sado. A formação do professor e as histórias em quadrinhos na sala de aula. ACADEMOS - Revista Eletrônica da FIA. Vol.V, n.5, 2009.

PESSOA, Alberto Ricardo. Quadrinhos na educação: uma proposta didática na educação básica. Dissertação de mestrado em Artes. São Paulo, UNESP, 2006.

PICONI, Andressa Cristiani; TANAKA, Eduardo Hideki. A construção de histórias em quadrinhos eletrônicas por alunos autistas. XIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - NCE - IM/UFRJ 2003.

PIVOVAR, Altair. Escola e histórias em quadrinhos: o agon discursivo. Tese de doutorado em Educação, Curitiba, UFPR, 2007.

PIZARRO, Mariana Vaitiekunas; LOPES JÚNIOR, Jair. A história em quadrinhos como recurso didático no ensino de indicadores da alfabetização científica nas séries iniciais. VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, Florianópolis - SC, novembro 8, 2009 – novembro 13, 2009.

PIZARRO, Mariana Vaitiekunas. Histórias em quadrinhos e o ensino de ciências nas séries iniciais: estabelecendo relações para o ensino de conteúdos curriculares procedimentais. Dissertação de mestrado em Educação, Bauru, UNESP, 2009.

RAMA, Ângela; WERGUEIRO, Waldomiro (org.). Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula. São Paulo, Contexto, 2004.

RODRIGUEZ, Daví Jaén. História em quadrinhos na aula de língua estrangeira: proposta de análise de adequação didática e sugestão de exercícios. Dissertação de mestrado em Letras, São Paulo, USP, 2008.

SANTOS, Roberto Elísio dos. A história em quadrinhos na sala de aula. 26º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Belo Horizonte-MG, setembro de 2003.

SANTOS, Roberto Elísio dos. Aplicações da História em Quadrinhos. Comunicação & Educação, Vol. 8, No 22, p. 46-51. 2001.

SANTOS NETO, Elydio dos; SILVA, Marta Regina Paulo da (org.). Histórias em Quadrinhos e Educação: formação e prática docente. São Bernardo do Campo, Ed. Un. Metodista, 2011.

SCARELI, Giovana. Mídia e educação, uma abordagem pelas histórias em quadrinhos. 26º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Belo Horizonte-MG, setembro de 2003.

SILVA, Elizabeth da. Uma alternativa didática: a produção de histórias em quadrinhos por alunos do Ensino Fundamental a partir das narrativas populares. Dissertação de mestrado em Linguística, Taubaté, UNITAU, 2009.

SIQUEIRA, Angela Barbosa de. O gênero história em quadrinhos na escrita do surdo. Dissertação de mestrado em Linguística, João Pessoa, UFPB, 2008. http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=147495

TONON, Sandra de Fátima Tavares Rodrigues. As histórias em quadrinhos como recurso didático nas aulas de matemática. EM EXTENSÃO, v. 8, n. 1, p. 72-81, jan./jul. 2009.

VIEIRA, Patrícia Araújo. O uso dos gêneros quadrinhos e tirinhas no ensino de leitura em português como segunda língua: por uma abordagem bilíngue para os surdos. Dissertação de mestrado em Linguística, Fortaleza, UECE, 2009.

Postagem original em 08/04/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário