quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Novo número de MATRIZes



O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP lançou há pouco o volume 6 da revista acadêmica MATRIZes, periódico destinado à publicação de pesquisas teóricas ou empíricas que tenham por objeto a comunicação, buscando ser um espaço de debates das diferentes perspectivas do campo da Comunicação.

Entre os trabalhos interessantes, em particular para os cursistas do Mídias na Educação, está o artigo “Lendo criticamente e lendo criativamente”, de Henry Jenkins, no qual o autor aborda o possível impacto pedagógico de se apropriar do fenômeno da criação de ficções derivadas de obras literárias pelos fãs em sala de aula. Segundo o autor:

[...] a fan fiction existe fora da escola, e as pessoas que participam o fazem devido a profundas motivações pessoais e sociais, ao invés de o fazerem por receberem uma lição de escrever uma história para receber uma nota. Mesmo assim, isso não significa que educadores não possam aprender muita coisa de fan fiction. Acreditamos com convicção que existe valor em aprender a engajar com trabalhos de ficção criativamente tanto quanto criticamente; que o processo de criar obras transformativas muitas vezes motiva uma leitura mais próxima do texto original, que isso fortalece os jovens a pensar por si próprios como autores e portanto a encontrar suas próprias vozes expressivas, especialmente no contexto da atual cultura participatória.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário