sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Curso On-Line
O cinema de Ingmar Bergman



O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), de São Paulo, disponibilizou on-line o curso ministrado pelo jornalista e professor da Faap e Casa do Saber Sergio Rizzo, em junho deste ano, sobre o cinema de Ingmar Bergman. A trajetória do diretor sueco é mostrada, examinando-se como a sua obra aborda temas recorrentes que compõem uma amostra das angústias e desejos do ser humano.

Acima está a primeira aula. O curso teve três e, abaixo, você pode ver o programa integral, com links para os vídeos dos outros dias.

Aula 1
O período de formação no teatro e no cinema, nos anos 1940, o aprendizado como roteirista e diretor no domínio industrial (no estúdio Svensk Filmindustri, um dos principais da Europa) e os primeiros êxitos internacionais ("Noites de circo", "Sorrisos de uma noite de amor").

Aula 2
A consagração, nos anos 1950 e 1960, como um dos principais expoentes do cinema de expressão autoral em todo o mundo, explorando a angústia da existência, a identidade e a incomunicabilidade, a morte e o silêncio de Deus ("O sétimo selo", "Morangos silvestres", "Através de um espelho", "Persona").

Aula 3
A maturidade exercida, nos anos 1970, tanto no cinema quanto na televisão ("Gritos e sussurros", "Cenas de um casamento", "Sonata de outono", "Face a Face", "O ovo da serpente"). A aposentadoria anunciada ("Fanny e Alexander"), no início dos anos 1980, mais tarde "traída" por projetos que o mantiveram em atividade ("Depois do ensaio", "As Melhores intenções", "Infiel", "Saraband").

Nenhum comentário:

Postar um comentário