quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Primeira novela educativa sofreu com censura



Matéria do site UOL Educação fala sobre a telenovela João da Silva, que foi a primeira tentativa brasileira de produzir uma ficção seriada com conteúdo explicitamente educativo, e que teve 135 capítulos com aulas de matemática, comunicação e expressão, estudos sociais, ciências e educação moral e cívica.

A telenovela-curso (havia material didático auxiliar, no nível de supletivo), conforme informa a reportagem, estreou na TV Rio em 26 de novembro de 1973 e foi exibida até abril de 1974. No mês seguinte, passou a ser transmitida pela Globo e, em julho, foram realizadas as provas finais, organizadas pela então Secretaria de Educação da Guanabara e do Estado do Rio de Janeiro. A novela foi reprisada pelas tevês Globo, Tupi, Cultura e TVE e, ao todo, ficou no ar por oito anos, até 1981.

O ator Nelson Xavier, que fazia o personagem principal, diz que a novela sofreu com a censura, do regime militar de 1964, que deturpou o andamento da trama, fazendo com que o personagem João da Silva, um imigrante nordestino, sem nenhum estudo, por exemplo, utilizasse a norma culta para se expressar.

Acima, você pode ver o último segmento do capítulo 5, que procura ensinar noções sobre siglas e o que fazia o INPS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário