domingo, 15 de julho de 2012

Mídias na Educação
Segundo dia das defesas - 2012



Ontem, ocorreu o segundo dia de defesas de monografias do curso Mídias na Educação, relativas à conclusão das três primeiras ofertas. Novamente, foi uma ocasião de muitos debates, discussões e contribuições aos cursistas e à própria equipe. Foram defendidos 23 trabalhos, e um diferencial do dia foi a participação de orientadores de diferentes estados e instituições, associados ao Mídias em São Paulo, entre estes, as professoras doutoras Eliany Salvatierra (UFF), Valéria Bari (UFS) e Patrícia Horta (UFPE) (coordenadora da oferta). Outros destaques foram a participação da orientadora Profa. Esp. Etiane Gobo, que esteve na banca de sete de seus orientandos (cursistas da terceira oferta), e a Profa. Me. Carmem Gattás, que finalizou com êxito a defesa do trabalho de três de seus orientandos da primeira oferta.

Antes das defesas, na abertura do dia, foi assinalada a importância da conclusão das Ofertas -- em particular a primeira -- para efeito da certificação oficial do curso no nível de especialização. Assim como, observou-se que as certificações das extensões estão bem encaminhadas. Em breve transmitiremos informes sobre este assunto.

No início do evento, comentou-se a relevância do debate e das contribuições que as defesas propiciam, para aperfeiçoar os trabalhos -- sobretudo, com o objetivo de socializá-los. Isso está relacionado à possível comunicação do estudo em futuros eventos e feitura de artigos para revistas. Quanto ao primeiro ponto, notou-se a realização do IV Encontro Brasileiro de Educomunicação, que pode ser uma ocasião interessante para a apresentação de trabalhos.

Ainda na abertura, numa fala emocionada, que mereceu aplausos dos participantes, a professora Valéria Bari destacou a seriedade que se percebe no curso e nos professores que o concluem. Ela notou a importância desse aspecto, já que permite mostrar que modelos de ensino a distância podem promover uma educação de qualidade, desde que bem planejados e executados.
Os dias das demais defesas que finalizarão as três primeiras ofertas do curso Mídias na Educação em São Paulo já estão marcados: 28 de julho, 18 e 25 de agosto. O prazo previsto para a conclusão da quarta oferta é o primeiro semestre de 2013.

Você poderá baixar as fotos do álbum que está acima, a partir do seguinte link.

7 comentários:

  1. Boa tarde! Sou cursista da 4ª oferta e coordenadora do Programa de Tecnologia Educacional em Mogi das Cruzes e gostaria muito que esse curso fosse disponibilizado aos professores dessa rede. Quais os procedimentos? Quem devo procurar?
    Att, Diane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salvo engano já recebemos um e-mail seu, e agradecemos muito o seu interesse. Não respondemos ainda pelo seguinte: estamos muito empenhados em finalizar todas as ofertas abertas, inclusive providenciando a certificação oficial das mesmas.

      Nesse sentido, nesse ano de 2012 não será aberta nenhuma nova oferta. O que estamos fazendo é planejando se haverá (e se for o caso quando) uma 5a oferta. Porém, será importante que mantenhamos o contato com você, que poderia nos informar por e-mail (consulta1.nce.midias@gmail.com) quantos professores você acredita que teriam interesse em sua cidade e, também, qual seria a possibilidade de estabelecermos algum tipo de convênio/parceria para que a certificação do nível de extensão fosse "interna" à Secretaria Municipal.

      Não que nós não queiramos certificar, mas é que estamos pensando nessa alternativa para tornar mais rápida e útil para os cursistas (do ponto de vista de pontuação/evolução funcional) a certificação.

      Assim, você pode nos dar essas respostas, Diana?

      Mais uma vez, obrigado pelo interesse.

      Um abraço,

      Richard Romancini

      Excluir
  2. Oi Richard!
    Muito bacana que as pessoas estão tomando conhecimento do curso e da importância do mesmo, por meio desse blog!
    Quanto às defesas do dia 14/07 passado, quero agradecê-lhe pelo relato e imagens disponibilizadas. Também informo-lhe que emprestei 3 delas e as postei no meu blog. Espero que você me autorize, ai, ai, ai... Já estão lá! http://jmzimmer.blog.uol.com.br/ead Abraço,
    Josete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Josete,

      Fique à vontade para divulgar e socializar as fotos.

      Um abraço,

      Richard

      Excluir
  3. Olá, participei desse 2º dia e quero dizer que fiquei muito feliz por ter participado desse curso e agradecer pela oportunidade, também quero parabenizar minha orientadora Valéria Bari e o professor da banca Paulo Kulsar, eles são ótimos, não podia ter tido orientadora melhor que essa, adorei.
    Siomara

    ResponderExcluir