segunda-feira, 25 de junho de 2012

Livro traça trajetória de evento de cultura afro no Recife

Foto: Camila Santana

Lançado há poucos dias, o livro-reportagem Dia de Negro, da jornalista Mariana Reis, marca os 10 anos da Terça Negra, evento cultural semanal realizado no Pátio de São Pedro, no Recife. Projeto de conclusão de curso de jornalismo, a obra nasceu da vivência pessoal da autora e mostra a origem do projeto e a sua proposta engajada, lembrando alguns grupos que marcaram a trajetória da Terça Negra e seu público heterogêneo.

O nome escolhido faz uma brincadeira com a expressão “Segunda é dia de branco” e também com o trecho da letra de uma música de afoxé que diz que “13 de maio não é dia de negro”, numa referência à abolição da escravatura, data não reconhecida pelo movimento negro. O nome do livro também faz referência à própria terça-feira, dia da semana que é ponto de encontro da periferia no centro.

Essa edição foi viabilizada a partir de recursos do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), do Governo de Pernambuco, e parte da tiragem de 1.500 exemplares será doada para bibliotecas públicas e populares, grupos culturais e pontos de cultura.

Para adquirir o livro, que custa R$ 15,00, basta enviar e-mail para umamarireis@gmail.com. O mesmo será remetido via Correios após a confirmação do pagamento.

2 comentários:

  1. ...traigo
    ecos
    de
    la
    tarde
    callada
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    COMPARTIENDO ILUSION
    MIDI@S

    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...




    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE BAILANDO CON LOBOS, THE ARTIST, TITANIC SIÉNTEME DE CRIADAS Y SEÑORAS, FLOR DE PASCUA ENEMIGOS PUBLICOS HÁLITO DESAYUNO CON DIAMANTES TIFÓN PULP FICTION, ESTALLIDO MAMMA MIA,JEAN EYRE , TOQUE DE CANELA, STAR WARS,

    José
    Ramón...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, a poesia é sempre bem vinda!
      Um abraço.

      Excluir